Vpn e telefonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1. TEMA

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

1.3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

1.4 SOLUÇÃO PROPOSTA

1.5 METODOLOGIA APLICADA

1.6 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA

2 TRANSMISSÃO EM AMBIENTE DE REDES DE DADOS

Neste capítulo se enseja destacar que não está sendo iniciada uma pesquisa de “marco zero”. Mas, prosseguindo, ou ainda, ressaltando o pensamento de alguns autores reconhecidos, alinhados àpesquisa aqui proposta. Para tal, serão apresentados alguns tópicos que corroboram com o objetivo desta pesquisa. Pretende-se então, inicialmente ratificar alguns conceitos sobre redes e transmissão de dados, seguido de uma abordagem de redes virtuais e concluir com transmissão da voz neste ambiente.

2.1 REDES DE DADOS

Pode-se definir uma rede de dados como a interligação de no mínimo doiscomputadores, ou mais, utilizando um meio que permita comunicação entre os mesmos com o objetivo de compartilhar informações.
As redes de dados ou também denominada rede de computadores são compostas por estruturas físicas, ou topologias (equipamentos, cabos, etc) e lógicas (programas, protocolos), que permitem que dois ou mais equipamentos possam trocar dados e compartilhar recursos entre si.É importante também conseguir realizar a caracterização da rede verificando os seguintes ítens: (i) Topologias utilizadas; (ii) Estrutura física ou tamanho da rede; (iii) Desempenho de acordo com os equipamentos e meios físicos utilizados, para conectividade entre os equipamentos.

Pode-se afirmar que uma rede de computadores existe a partir do momento em que dois equipamentos de computaçãopassam a se comunicar, utilizando um meio de transmissão de dados.
Os meios mais comuns para a transmissão de dados podem ser divididos em guiados: (i) cabo coaxial; (ii) cabos metálicos de pares trançado; e, (iii) cabos ópticos; e não guiados: (i) enlace de rádio freqüência e/ou microondas; (ii) enlace ópticos (Bluetooth e infravremelho) e, (ii) enlace por satélites.
Existem várias formas deestudar as topologias de redes que são apresentadas pelo padrão físico e também pelo meio em que os equipamentos da rede são interconectados. Porém para esta pesquisa é necessário apenas entender as topologias de conexão básicas: (i) anel; (ii) barramento; e, (iii) estrela.
Apesar de a topologia estrela ser a que mais irá influenciar nesta pesquisa, por tratar-se de ser a mais comum entre asredes privadas, também é importante a assimilação das demais.

2.1.1 Topologia Anel

Nessa arquitetura, os dados circulam num meio que conecta todas as estações da rede num formato circular. Os dados passam por todos os nós[1] da rede, até encontrar um nó com o endereço destino dos dados. O fluxo dos dados ao longo do anel é unidirecional, ou seja, ele é transmitido e caminha em apenas umsentido.
O meio pode ser fisicamente um anel, realmente ou o anel pode ser simulado dentro de um equipamento central (hub) que concentra as conexões.
Em uma arquitetura em anel, para alcançar o seu destino, os dados devem obrigatoriamente passar pelos nós intermediários, os quais lêem o endereço. Caso um nó da rede pare de funcionar, a transmissão dos dados no anel também é interrompida, afetandotoda a rede. Para evitar estes problemas, as estações podem ser conectadas num hub concentrador que simula internamente a ele o anel de conexão e a unidirecionalidade da arquitetura, e mantém a continuidade do anel no caso de falhas.
Na arquitetura de rede em anel, todos os nós estão interconectados, não existindo um nó central. O funcionamento global depende de cada nó e para acrescentar um nónovo (equipamento) à rede, todo o seu funcionamento se altera em nível de endereçamentos. (SOUSA, 2004. p.42).
A seguir (Figura 1)é apresentado o esquema que representa a topologia em anel.

Figura 1: esquema representativo da topologia anel

2.1.2 Topologia Barramento

Essa topologia é a arquitetura comum das redes Ethernet e Cheapernet ligadas por cabos coaxiais, em que as estações da...
tracking img