Voz passiva na lingua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A VOZ PASSIVA NA LÍNGUA INGLESA


RESUMO

Este documento apresenta formas de uso e aplicação da voz passiva no inglês. Será demonstrado que a passive voice pode ser utilizada em quase todos os tempos verbais do idioma, tendo como ponto de partida o objetivo de enfatizar a ação e não quem a fez. As dificuldades que um falante nativo de português possui para aprender a voz passiva eminglês também serão abordadas no texto.

ABSTRACT

This document presents forms of use and application of passive voice in English. It is going to be demonstrated that the passive voice can be used in almost verb tenses of the language, taking as a start point emphasize the action. The difficulties of a native speaker of Portuguese has for learn the passive voice in English will be discussed inthe text.

PALAVRAS- CHAVE: voz passiva; uso; dificuldades.

KEYWORDS: passive voice; use; difficulties.

INTRODUÇÃO:

O foco de abordagem deste artigo é exemplificar a voz passiva do inglês e todas suas peculiaridades. Tentar-se-á, de forma objetiva, demonstrar a estrutura, o uso, e as dificuldades que os brasileiros enfrentam quando estão no processo de aprendizagem do assunto.É certo que há mais costumes com a prática do uso da voz ativa, porém, muitas vezes não se conseguirá expressar uma determinada ideia utilizando a active voice. Com isto, torna-se necessário atentar para algumas precauções no momento da criação de sentenças na passiva em inglês para que se seja bem compreendido. Por isso, é preciso, estar atento ao tempo verbal da frase na voz ativa parasaber em qual tempo ela deverá vir na voz passiva.




ESTRUTURA DA VOZ PASSIVA


A voz passiva é empregada para enfatizar mais a ação e seus resultados do que a pessoa que a pratica em si. Por exemplo, no enunciado “The television was invebted in 1926”, a finalidade é voltar à atenção do leitor para o que aconteceu a um determinado objeto (the television) colocando o foco no quesofreu a ação e não em quem a praticou. Também usamos a voz passiva quando o agente da oração é desconhecido (como no exemplo anterior), irrelevante ou óbvio, como nos exemplos a seguir:


Human genetic code cracked by scientists. (agente: “scientists” / paciente: “Human genetic code”)
Clinton was elected President.(paciente: “Clinton”; agente: óbvio/irrelevante, poderia se dizer, porexemplo, que é o eleitorado dos EUA.


A voz passiva (passive voice) é usada em situações formais, nas linguagens jornalística e acadêmica, em descrições técnicas e/ou científicas. Como exemplo, pode-se citar o seguinte enunciado: Heart disease is considered the leading cause of death in the US. Trata-se de uma manchete que poderia figurar num jornal de grande circulação. Na maioria dasvezes, o agente da passiva não é mencionado, pois o mais importante em casos assim é o resultado da ação e não quem a praticou.


Do ponto de vista formal, a voz passiva é estruturada sempre a partir de uma regra geral que diz que para a criação de uma sentença, deve-se colocar o verbo to be no mesmo tempo verbal do verbo principal da oração na ativa, que é necessariamente convertido parao particípio.

Na tabela 1, a seguir, são demonstradas as várias formas de combinação do verbo to be para a formação da voz passiva nos diversos tempos verbais.


[pic]Tabela 1 – Passive voice tenses
Fonte: http://heartofthitsar.wordpress.com, 2012


USO DA VOZ PASSIVA

Usa-se a voz passiva quando se quer que os olhares do leitor sejam voltados para a pessoa ou para o objetoque sofre a ação. Seguem exemplos de três formas mais utilizadas na passiva.
1-Subject unkown: My car was stollen
2- Subject is obvious: Portuguese is spoken in Portugal.
3- Object is more relevant: Guernica was painted by Picasso

No primeiro exemplo, é usada a voz passiva porque quando se afirma que o carro foi roubado, não se pode dizer ao certo quem praticou a ação....
tracking img