Votree

742 palavras 3 páginas
“Língua
Portuguesa: aquisição da lA Tendência Pedagógica Tradicional não aprofunda no conhecimento dos mecanismos mediante os quais se desenvolve o processo de aprendizagem. Ela modela os conhecimentos e habilidades que se terá de atingir no estudante, pelo que seu pensamento teórico nunca atinge um completo desenvolvimento. A informação seria recebida pelo aluno em forma de discurso e o ônus de trabalho prático é mínimo; sem controle do desenvolvimento dos processos que jazeriam na aquisição do conhecimento, qualquer que seja a natureza deste, o que determina que esse comportamento tão importante da medição da aprendizagem é a avaliação esteja dirigida a pôr em evidência o resultado atingido mediante exercícios meramente reprodutivos, não enfatizam, ou o fazem em menor escala, a análise e o raciocínio.
A Tendência pedagógica Tradicional tem, desde o ponto de vista curricular, um caráter racionalista acadêmico no qual se propõe que o objetivo essencial da capacitação do homem é que o mesmo adquira os instrumentos necessários que permitam somente intervir na tradição cultural da sociedade; não obstante, esta tendência se mantém bastante generalizada na atualidade com a incorporação de alguns avanços e influências do modelo psicológico do conducismo que surge e se desenvolve no século XX. Esta teoria resulta ineficiente e deficiente no plano teórico, porquanto vê a este como um simples receptor de informação, sem preocupar-se de forma profunda e essencial dos processos que intervêm nas assimilações do conhecimento.
A preocupação pelo educativo constitui, justamente, uma das características da pedagogia de hoje: não sempre adota uma forma sistemática, nem se integra numa rígida concepção científica, senão que aparece junto a outras reflexões no sentido estrito do termo.

ESCOLA NOVA
Pedagogia Nova: as idéias da Escola Nova chegam ao Brasil na segunda metade do século XX,propondo uma pedagogia que se contrapõe diretamente à Pedagogia Tradicional, na medida em

Relacionados