Voo da Nave Vostok I

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Voo da nave Vostok I
O primeiro voo do Homem no espaço
Na década iniciada em 1951, em meio à Guerra Fria, os Estados Unidos da América(EUA) e a União dasRepúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) disputavam a primazia de conquistar o espaço, o que seria um ótimo objeto de propaganda, coisa que os dois oponentes valorizavambastante.
Surpreendentemente, após uma série de fracassos americanos em tentativas de colocar em órbita um satélite artificial, em 4 de outubro de 1957, a URSS convidouoficialmente os operadores de rádio de todo o mundo a sintonizarem a frequência de 20.007 Mhz e ouvirem o bip-bip emitido pelo primeiro satélite artificial da Terra.
O voomarcou a primeira vez que um ser humano foi ao espaço exterior e o primeiro voo orbital de uma nave tripulada. Ele consistiu de uma única órbita em torno da Terra, com aduração de 1h 48min entre o lançamento e o pouso. Como planejado, após a reentrada Gagarin pousou separadamente da Vostok, sendo ejetado da espaçonave à cerca de 7000 m dealtitude, descendo de pára-quedas na província de Saratov, Rússia.
Foi nesta missão que Gagarin proferiu a famosa frase: "A Terra é azul!".
A Vostok I foi projetada e construídapor Sergei Korolev, cientista-chefe da Roskosmos, a agência espacial soviética, sob a supervisão de Kerim Kerimov, general e um dos fundadores do programa espacial. Devidoao segredo mantido na época pela União Soviética sobre seu programa espacial, detalhes da missão só vieram a público muitos anos depois. Na época, o governo havia preparadotrês comunicados diferentes à imprensa, um para o sucesso e dois para o fracasso.

(Imagem da nave Vostok I)


(Foto do cosmonauta soviético Yuri Gagarin)
tracking img