Von neumann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Von Neumann

Suas contribuições à Computação

A tarefa de estudar as contribuições de John von Neumann é, ao mesmo tempo, complexa e fascinante. A complexidade deve-se em parte à existência de muitas fontes de informação, algumas pouco acessíveis, outras discordantes entre si ou polêmicas. Entretanto, a causa principal dessa complexidade é a riqueza das contribuições de vonNeumann. O seu espectro inclui várias áreas da Matemática, Matemática Aplicada, Física, Meteorologia, Economia e Computação. Em vários casos as suas contribuições foram muito além de solução de problemas propostos por outros, desbravando novas áreas de pesquisa e lançando novos problemas. Descrição muito pessoal das contribuições de von Neumann foi feita por seus amigos e colaboradores Ulam (1958) eHalmos (1973). Vários trabalhos dedicados às contribuições de von Neumann podem ser encontrados no número especial da revista Annals of the History of Computing (Brink & Haden, 1989), bem como nos Anais de um simpósio da American Mathematical Society (Glimm et al., 1990b) realizado em 1990. O ambiente em que von Neumann foi criado e educado é descrito por seu irmão Nicholas A. Vonneuman (1989,1991).

Para uma grande parte dos praticantes da Computação, o nome de von Neumann está geralmente associado à idéia de arquitetura de von Neumann, ou seja, à estrutura, hoje considerada clássica, de computadores digitais com programa armazenado na própria memória e, portanto, passível de automodificação e de geração por outros programas. Outras contribuições de von Neumann à Computação são,em geral, pouco conhecidas entre os que atuam na área.

Contexto histórico

As grandes invenções tecnológicas dificilmente aparecem de maneira independente. A idéia de automatizar os cálculos vem desde a antigüidade e começou com a utilização de pedras e outros dispositivos que deram origem aos abacos, progredindo durante vários séculos até o aparecimento de computadoresdigitais na década de 1940.

O resumo apresentado a seguir é uma tentativa de indicar alguns marcos importantes nesta história. Foram citados apenas aqueles eventos que nos parecem mais significativos; muitos outros podem ser encontrados na literatura especializada. Os fatos apresentados referem-se apenas à construção de máquinas digitais, pois vários dispositivos analógicos, incluindo a réguade cálculo, astrolábios, integradores e diferenciadores, com aplicações à Astronomia, à navegação entre outros, de há muito já eram desenvolvidos. Tampouco foram citadas outras contribuições indiretas, como os trabalhos teóricos de George Boole ou Alan Turing. As referências mais importantes consultadas neste levantamento histórico são as de Rosen (1969), Goldstine (1972) e Randell (1973, 1994).• Aprox. 100 d. C.: Herão de Alexandria descreve duas idéias. Ligação de rodas dentadas de maneira a realizar a operação de vai um, e utilização de cilindros rotatórios com pinos e cordas para controlar seqüências de ações de outros mecanismos.

•1624-1694: máquinas calculadoras de Wilhelm Schickard (Alemanha), Blaise Pascal (França) e Gottfried Leibnitz (Alemanha).•1790-1801: controle de teares por meio de cartões perfurados, de Joseph Marie Jacquard (França).

•1822-1853: projeto e desenvolvimento da máquina de diferenças de Charles Babbage (Grã Bretanha) que nunca foi terminado. Máquina de diferenças mais simples de Pehr Georg Scheutz e Edvard Scheutz (Suécia).

•1833-1910: projeto e desenvolvimento da máquina analítica de Charles Babbage,com controle por cartões perfurados, incluindo as idéias de controle condicional e iterações (não terminado). Continuação da construção da máquina por Henry Babbage, com resultados parciais.

•1890-1896: máquina tabuladora de Herman Hollerith usada para processamento dos resultados do censo norte-americano, registrados em cartões perfurados. Fundação por Hollerith da Tabulating Machine...
tracking img