Voluntariado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária da Ramada
Área de Ciências e Tecnologias
Ano lectivo 2011/2012
Professor Carlos Pascoal

O Voluntariado
O Voluntariado

Trabalho realizado por:
- Ana Costa nº28
- Joana Almeida nº13
10ºB

Índice

Introdução 2
O que é o voluntariado?3
O que é ser voluntário? 3
Quais os motivos que levam as pessoas a fazer voluntariado e o que pretendem ganhar com isso?4
Porque é que o voluntariado é importante na sociedade? 4
Como se sente um voluntário depois de ajudar alguém necessitado? 5
Conclusão6

Introdução
Na actualidade, vemo-nos rodeados por pessoas com necessidades que, por vezes, precisam de recorrer a várias instituições para conseguirem ter uma vida onde tenham menos dificuldades. No mundo em que vivemos, para algo funcionar, é sempre necessária alguma ajuda e para isso existe o voluntariado.
Nós decidimos analisar o tema “Voluntariado e as novasdinâmicas da sociedade civil”. Durante a realização deste trabalho o nosso maiorr objetivo é responder à pergunta: “É o voluntariado realmente necessário para a nossa sociedade?”.
O voluntariado é uma actividade, feita com vontade e com o intuito de ajudar os outros. Muitas pessoas realizam trabalho voluntário, não com este desejo, mas sim para fazerem parte de uma “moda”, ou seja, fazerem parte de algosó porque outros também fazem, não com a vontade de ajudar o próximo e uma dedicação para com as outras pessoas.
Kant dizia que uma acção só é boa se for feita por uma escolha livre da pessoa e sem pressões externas.
Queremos mostrar que Kant e outros filósofos têm razão quando falam do voluntariado como um acto altruísta, para ajudar os outros com mais dificuldades, dando aquilo que temos epodemos. Para a realização deste trabalho vamos tentar responder a quatro questões. Essas questões são: “O que é o voluntariado?”, “O que é ser voluntário?”, “Quais os motivos que levam as pessoas a fazer voluntariado e o que pretendem ganhar com isso?” e por fim “Como se sente um voluntário depois de ajudar alguém necessitado?”.


Para responder à pergunta “O que é o Voluntariado?”, podemoscomeçar por dizer que as primeiras formas de voluntariado relacionam-se com a assistência aos considerados mais fracos, inicialmente no interior das tribos e das famílias, que tentavam diminuir as carências dos mais desprotegidos e a desigualdade entre os povos.
Estas iniciativas de caridade que têm em conta os princípios de igualdade e de fraternidade, têm assumindo responsabilidades e têmpromovido a criação de instituições de proteção social.
O voluntariado é “toda a atividade não remunerada que é realizada por qualquer pessoa ou entidade pública e que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social”.
Cada vez existe mais gente a precisar de ajuda e por isso nós podemos dar a nossa ajuda em todos os sítios a qualquer altura. Podemosestar apenas a andar na rua e depararmo-nos com alguém necessitado, pessoas que reviram os caixotes do lixo em busca de objetos que para uns não passam de lixo, mas para outros esse ‘lixo’ pode ser algo importante e algo que eles necessitem.
Em 2001, 123 países designaram esse ano como o Ano Internacional do Voluntariado, de forma a reconhecer o mesmo e com os objetivos de conseguir um maior...
tracking img