Voltaire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia - Voltaire (François Marie Arouet)

François Marie Arouet, Voltaire, nasceu em Paris, em 1694, filho de tabelião e de mulher de origem aristocrática, um casal da nobreza francesa.Filho mais novo, seu irmão se chamava Arnaud. Desde a infância, Voltaire apresentou talento literário e sensibilidade, iniciou a educação sob a tutela de um abade que lhe mostrou as orações religiosas.Como o pai de Voltaire não queria um futuro literário para o filho e sim que ele se tornasse advogado do rei, o colocou em um colégio coordenado por jesuítas, com eles, Voltaire aprendeu a arte dadialética.
Após o colégio, torna-se pajem do marquês de Châteauneut. Vai para Haya Holanda, acompanhando esse embaixador em uma missão diplomática. Retorna à Paris, mandado de volta por seu pai devido aum envolvimento amoroso do jovem em terras holandesas. Voltaire começa a ser conhecido pela personalidade brilhante, imprudente e turbulenta. Suas produções somam noventa e nove volumes.
No ano de1715 escreve a peça Édipo e o poema Henríada, um épico sobre Henrique IV. Ganha fama, contudo diversas produções maliciosas são consideradas de sua autoria, inclusive algumas contra o Duque deOrleans, regente que governava Paris. Em razão disso foi enviado para Bastilha, prisão parisiense, em 1717, quando passa a utilizar o codinome de Voltaire. Após quase um ano preso, é solto. Uma vez que suaobra Édipo foi colocada em cartaz, consegue grandes lucros, financia tráfico de escravos e consegue se sustentar.
Após, uma briga com um duque, é enviado ao exílio na Inglaterra.Lá estuda a obrade Newton, objeto de sua posterior obra, Cartas Filosóficas. Em Londres, Voltaire se habitua ao estilo e à cultura do povo inglês, tanto que se envolve amorosamente com a marquesa de Châtelet, Emilede Bretiul, e os dois tornam o castelo de Cyrei,um centro cultural. Nesse ambiente são escritos romances bem-humorados, como exemplo Cândido.
Voltaire retoma o contato com Paris e é eleito na...
tracking img