Voltaire, isaac newton.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução – Voltaire
Voltaire era o apelido de François-Marie Arouet. Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 emorreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778. Durante sua vida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro.

Vida
Voltaire fazia parte de uma família nobre francesa;
Foiembaixador Francês na Holanda;
Preso na Bastilha por cinco meses: Por uma disputa com nobre francês;
Exilado da Inglaterra onde vivia por dois anos, por conta de seus ideais;
Voltou para França ondedivulgou idéias filosóficas criadas na Inglaterra, influenciadas principalmente pelos cientistas Isaac Newton e John Locke;
Morreu no dia 30 de maio na França;

Pensamentos
Defendia as liberdadescivis (de expressão, religiosa e de associação).
• - Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo.  Criticou o poder da Igreja Católica e sua interferência no sistemapolítico.
• - Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia.
• - Foi um importante pensador do iluminismo francês e suas idéias influenciaram muito nosprocessos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.
Obras

Candido - sua obra mais famosa, um conto filosófico onde atacou as opiniões otimistas de sua época, que consideravam o homemcomo uma criatura que havia alcançado a felicidade e a liberdade.

Voltaire, a quem podia faltar um sistema de idéias ou uma doutrina política, mas não faltava o senso de justiça, bateu-se contravários abusos judiciais que ficaram famosos. Não exerceu, somente, uma espécie de soberania literária, mas reinou, também, sobre a opinião pública de maneira quase absoluta, sendo procurado por todos osque sofriam com a intolerância, o fanatismo e as injustiças sociais. Como filósofo, foi o porta-voz dos Iluministas. se estendeu até o povo, porém, foi mais admirado do que conhecido. Acima de tudo,...
tracking img