VOIP - Voz sobre IP - Telecom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA
REDES DE TELECOMUNICAÇÕES
Voz sobre IP – VoIP


Disciplina: Tópicos Avançados de Telecom.












VoIP - Voz sobre IP

1-Histórico

 Existem duas maneiras de construir uma rede de comunicação de dados (transmissão de informações, voz ou imagens): fazendo-se a interligação entre as partes através da comutação de circuitos ou pela comutação depacotes.

A comutação de circuitos é a normalmente utilizada na rede de telefonia pública. Quando o usuário "A" deseja falar com "B", retira seu telefone do gancho, que está conectado a uma central de comutação, disca o número de "B", que podemos considerar como sendo o "endereço" que identifica o destino da conexão e quando "B" efetua o atendimento da chamada, é iniciada a comunicação entreambos. Neste caso, a central telefônica da companhia de telefonia realiza a comutação do circuito de "A" com o circuito de "B" até que uma das partes encerre a comunicação. Este tipo de comutação não é eficiente, pois mesmo nos períodos de inatividade da comunicação (por exemplo, quando um dos lados pede um momento e pára de falar), os circuitos continuam conectados ocupando os meios de transmissão ecomutação, desperdiçando assim a capacidade do sistema.

 A comutação de pacotes é aquela utilizada em rede de dados, como as que interligam os computadores na maioria das empresas e na Internet. Sua principal característica é a de indicar em cada pacote transmitido o endereço do destino, evitando assim o uso de circuitos dedicados e a ocupação do sistema nos períodos de inatividade.Utilizando-se a comutação de pacotes, tem-se um melhor aproveitamento da rede de comunicação, já que a ocupação dos circuitos é otimizada. Neste ponto, temos a Voz sobre IP - VoIP (Voice over Internet Protocol), como uma maneira de aproveitar estas vantagens da comutação de pacotes. Isso é possível, pois em uma conexão de voz, por exemplo, quando um dos lados não está transmitindo (falando), não énecessário o envio de pacotes para outra parte, recurso conhecido como "supressão de silêncio".

 A tecnologia de Voz sobre IP surgiu em 1995 em Israel, quando um grupo interessado no assunto conseguiu desenvolver um sistema que permitisse utilizar os recursos multimídia de um PC doméstico para iniciar conversas de voz através da Internet. A qualidade do sistema era sofrível, mas este era o primeiro passopara que outros pesquisadores se interessassem pelo assunto. Tanto é que, em 1995 mesmo, uma empresa chamada Vocaltec Inc. lançava o primeiro software dedicado à comunicação por Voz sobre IP, batizado de Internet Phone Software.

 O Internet Phone Software foi o precursor dos softfones atuais, softwares que possuem uma interface amigável para o usuário e que conseguem comprimir a voz captadapelos dispositivos multimídia do PC e "empacotá-la" para transmissão pela Internet (e vice-versa), como é o popular Skype.

Mais tarde, em 1998, começaram a surgir os primeiros "gateways", equipamentos capazes de interligar aparelhos telefônicos convencionais ou centrais telefônicas de empresas (PABX's) à rede de dados para comunicação entre estes sistemas com sistemas VoIP.  Mais recentemente,surgiram "gateways" especializados e dispositivos denominados ATA (Analog Telephone Adapter - Adaptador para Telefone Analógico),  para interligar dois sistemas convencionais e/ou PABX's utilizando como meio de transmissão redes IP. Tanto os "gateways" como os ATA's dispensam o uso de microcomputadores nas conexões.
                  
Hierarquia Sistêmica do VoIP

 O sistema VoIP está inseridoem um super-sistema que é a Internet, convivendo ao lado de outros sistemas dedicados à transmissão de dados e, alguns, para transmissão de imagens.
            
O super-sistema também poderia ser uma rede WAN (World Area Network), ou seja, uma grande rede de dados privativa de uma corporação, onde a rede de comunicação de pacotes de dados fosse compartilhada com a transmissão de voz. Mas,...
tracking img