Voip, iptv e tv digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. VOIP

VoIP, ou Voice Over IP ou Voz Sobre IP é a tecnologia que torna possível estabelecer conversações telefônicas em uma Rede IP (incluindo a Internet), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
A comunicação telefônica via VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução dedespesas que proporciona, visto que a rede de dados não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia.
Outra grande vantagem da VoIP em relação à telefonia convencional é que esta última está baseada em comutação de circuitos, que podem ou não serutilizados, enquanto a VoIP utiliza comutação por pacotes, o que a torna mais "inteligente" no aproveitamento dos recursos existentes (circuitos físicos e largura de banda).
VoIP geralmente é tratada em algumas ocasiões como sendo o mesmo que Telefonia IP embora sejam definições totalmente distintas. VoIP é a tecnologia ou técnica de se transformar a voz no modo convencional em pacotes IPpara ser transmitida por uma rede de dados, enquanto a Telefonia IP, que utiliza VoIP, traz consigo um conceito de serviços agregados muito mais amplo, já que carrega outras aplicações que não somente VoIP.
A Telefonia IP pode permitir a redução dos custos de telefonia das empresas e de casa, pois convergem serviços de dados, voz, fax e vídeo e também constrói novas infra-estruturas paraaplicações de e-commerce (ex. Call center Web).
Alguns dos programas utilizados no Brasil são o MSN, ZipVox, o Skype, Universal Voip, o Lig, o ATIvoip, o VoxFone, o TelefoneBarato, o V-Phone, o Teleminas, o Google Talk e o Voipwebfone. Operam esse sistema no Brasil a Tellfree, a Vono, operadora controlada pela GVT, a Vox Telecom, entre outras.


2. TV DIGITAL

A TV aberta(terrestre) transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utiliza canais analógicos com largura de banda de 6 MHz.
Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de freqüências disponível.É possível desta forma transmitir:
• Som e imagem de melhor qualidade viabilizando a Televisão de Alta Definição (HDTV). A resolução da imagem na TV analógica que é de 400 x 400 pixels poderá ser de até 1920 x 1080 pixels.
• Mais canais (até 4) na mesma faixa de freqüências utilizada por um canal analógico.


A TV digital apresenta algumas funcionalidades que permitemuma interatividade entre o telespectador e a emissora possibilitando:
• O acesso à informações adicionais como por exemplo o menu de programação.
• A interação do usuário com a emissora, através de um canal de retorno via linha telefônica por exemplo, possibilitando a este votar ou fazer compras.




2.1 Receptores de TV

Com a introdução da tecnologia digital na radiodifusãode TV (TV Digital Terrestre), o usuário poderá optar por uma das seguintes situações:
• Continuar a receber a TV aberta da forma atual utilizando a sua TV analógica.
• Adquirir um conversor (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV
• Adquirir uma TV nova que já incorpore o conversor.


2.2Implantação da TV Digital no Brasil
  
Existem em todo o mundo três sistemas de TV Digital – o sistema americano (ATSC), o sistema europeu (DVB) e o sistema japonês (ISDB).
Em Jun/06 o Brasil adotou o padrão japonês (ISDB) para a TV Digital terrestre.
A definição ocorreu através do Decreto 5.820. Os principais pontos definidos no decreto são:
• O decreto definiu que o...
tracking img