Vivendo em familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Efésios 4.12-16
12 – com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo,
13 – até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
14 – para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todovento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
15 – Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo,
16 – de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta, segunda a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor.

Introdução

Certa vez umhomem conduzia numa estrada pouco movimentada. De repente, o carro reduziu o andamento, engasgou-se, e num soluço final, morreu. Ali estava o homem, com apenas uma chave de fenda e um par de alicates, a longos quilômetros de uma oficina. Ele levantou o capô do carro e olhou o motor – tudo parecia em ordem. Então chegou um amigo.

Ele mexeu no carburador e disse, “Está com gasolina!”. Ele tocou coma chave de fenda em algumas ligações elétricas e disse, “Não há corrente!” - e descobriu um fio solto. Um pequeno parafuso tinha escapado e fez com que o carro todo parasse.

Do mesmo modo que as pequenas partes de um motor são vitais para o manter em funcionamento, todo o membro da igreja, corpo de Cristo, é importante. Se um membro falha, não fazendo a sua parte, pode comprometer ofuncionamento adequado de todo o Corpo.

Explicação
No último estudo anterior aprendemos que:

• A unidade acontece na diversidade dos dons
• A diversidade dos dons vem de fonte abundante: a obra de Cristo

Hoje iremos refletir a respeito disse: todos nós somos importantes para o Corpo de Cristo.

Frase de transição: Quais princípios aprendemos deste texto?


1 – O PROPÓSITO DOS DONS EOFÍCIOS

Os dons e ofícios existem...

a) PARA QUE HAJA FUNCIONALIDADE NA IGREJA

Efésios 4.12
12 – com vistas ao aperfeiçoamento dos santos

Os dons existem e são distribuídos para que os cristãos sejam aperfeiçoados. A palavra que Paulo se utiliza no grego significa literalmente “mútua adaptação” de coisas que devem ter simetria e proporção.

Lembremos que o apóstolo tem usado ametáfora do corpo humano. No nosso corpo existe uma combinação apropriada e regular de membros para que haja funcionalidade. Da mesma forma, na igreja, também deve existir essa combinação apropriada e regular, com simetria e proporção.
Uma vez que o pecado destrói, desune, distorce e desloca, os dons existem para que cada um de nós ache o seu lugar e função no Corpo de Cristo.

Essa distribuição fazcom que os cristãos sejam capacitados para o desempenho de suas funções na igreja. Alcançar tal condição não um fim em sim mesmo, está ligado ao próximo ponto.

b) PARA QUE HAJA EFICIÊNCIA NO SERVIÇO A DEUS

Efésios 4.12
12 – para o desempenho do seu serviço

Deus poderia ter feito sua obra sem a operação humana. Mas Deus em sua sabedoria e vontade delegou a homens e mulheres esseministério de serviço. Isso significa que cada cristão tem um serviço a desempenhar, uma tarefa e uma função espiritual no corpo. A palavra que Paulo emprega aqui é conhecida de todos nós: diakonia.

A vontade de Deus é que cada um o sirva e também sirva o seu próximo exercendo seus ofícios e dons espirituais.

1 Pedro 4:10
10 - servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, comobons despenseiros da multiforme graça de Deus.

c) PARA QUE HAJA EDIFICAÇÃO MÚTUA

Efésios 4.12-16
12 – para edificação do corpo de Cristo,

A igreja vem sendo construída e aumentada e seus membros são edificados na medida em que cada membro usa seus dons segundo o que o Senhor da Igreja ordena.
Cada crente desempenha um serviço espiritual para com seus companheiros no Corpo e para...
tracking img