Vitruvio e alberti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATADOS DE ARQUITECTURA DE VITRUVIO E ALBERTI


RE AEDIFICATORIA




























A história da arquitectura classicista, considerada uma das raízes da arquitectura actual, abrange cerca de quatro mil anos com povos de diferentes culturas. Alguns destes permaneceram tempo suficiente para se destacarem, tal como os etruscos e os gregos. O desenvolvimentoque estes trouxeram a toda uma humanidade prende-se a diversos níveis como a filosofia, a ciência, a literatura e as artes. O reconhecimento dado até hoje a estas civilizações, tem sido notado pela quantidade de informação trabalhada e detalhada de historiadores que ao longo dos séculos foram estudando os legados deixados por elas.
Na arquitectura, um desses importantes legados são os tratadosque chegaram aos nossos dias. Interpretar e conhecer o passado através do que foi fielmente escrito, continua a ser objecto de interesse no estudo da civilização que romana, que resumiu e evoluiu as suas culturas ancestrais. Estes tratados, que envolvem toda a teoria por detrás da prática da arquitectura antiga, são fundamentais para o entendimento de como esta funcionou em tempos tão remotos.Tenta-se através disto, recuperar valores históricos.
Os tratados publicados na época renascentista, fundem conhecimentos anteriores baseados igualmente em duas das grandes pérolas da arquitectura: o tratado de Vitruvio e o tratado de Alberti. Estes são a base de todo o conhecimento que se conseguiu sobre a arte antiga e da realização dos tratados publicados posteriormente.
Marcus Vitruvius e LeonBatista Alberti estruturaram os seus tratados, Architectura Libri Decem e Re Aedificatoria, respectivamente de acordo com as características fundamentais da arquitectura, Firmitas, Utilitas e Venustas (solidez, utilidade e beleza), apesar de diferirem entre si. Os tratados estão organizados em 10 volumes cada um e ambos foram escritos por dois arquitectos com o intuito de afirmar as regras queenvolveram a arquitectura classicista. Alberti, arquitectura renascentista orientou o seu trabalho apoiando-se e criticando o seu antecessor. As visões destes dois arquitectos diferem quando nos apercebemos de que Vitruvio pretendeu registar a arte que o rodeava e Alberti aponta o seu tratado num futuro incerto, mas o qual achava que seria como ele o descreve.
Marcus Vitruvio viveu no século I a.C esabe-se que desempenhou funções de arquitecto, engenheiro, cartógrafo e investigador que deixou escrito no seu tratado, todas as técnicas e engenhos em que se baseava para realizar o seu trabalho. Este tratado é considerado uma peça fundamental na cultura arquitectónica, desde que foi descoberto no Renascimento.
O Tratado de Vitruvius é composto por dez livros que descrevem tácticas deurbanização, técnicas de construção, os materiais utilizados na época e algumas obras e as suas ordens gregas. As características presentes na arquitectura de Vitruvius prendem-se com a importância dada à natureza enquanto fonte de inspiração e às referências gregas utilizadas com frequência, relativamente ao carácter modular das peças que devem constituir uma obra capaz de emanar harmonia. O tratadista via ageometria euclidiana como base ancestral de uma obra proporcional e regrada. Com isto, marca-se uma passagem definida entre a arquitectura medieval e clássica que aponta a sua criação como algo mais racional e não apenas de enfeite.
Vitruvio estudou de forma aprofundada a relação intrínseca entre medidas e proporções de um mesmo objecto. Para ele, estas existem ou devem existir na criação dequalquer edifício pois existem na natureza e no quotidiano. Um exemplo disso, ele traduz na proporção do corpo humano com o famoso desenho “O Homem de Vitruvius”. Este é considerado o referencial da relação entre elementos arquitectónicos numa obra e equipara-o a estes mesmos, usando as ordens gregas para o fazer. As ordens dórica, jónica e coríntia correspondem respectivamente aos corpos...
tracking img