Dez livros da arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VITRÚVIO:

DA ARQUITETURA

• O arquiteto – além de militar, agrimensor, engenheiro, e pesquisador romano, Marco Vitrúvio Polião (nascido entre 80-70 a.C.) escreveu no século I a. C.(~35-20 a.C.) o livro De Architetura Libri Decem, o qual foi redescoberto no ano de 1414 no Mosteiro de Saint Gall. • Ghiberti em seus Comentarii (1450) faz menção ao livro. • Alberti refere-se ao livro em seutratado, também configurando seu próprio tratado em 10 livros. • Pouco depois, Filarete, em seu tratado também se refere ao livro de Vitrúvio. • Desde então o livro é traduzido e publicado nas mais diversas línguas. Nenhum livro de arquitetura teve tanta difusão nos últimos 500 anos quanto o livro de Vitrúvio. • Ele dedicou seu texto ao Imperador Otávio Augusto.

• A atividade e reflexão deVitrúvio está na base da teoria clássica, onde o saber teórico estava em direta ligação com a maestria técnica, acreditando-se que o poder da experiência, do empírico, e o da teoria não fariam sentido a não ser pela via da sua comunhão. • Com a queda do Império Romano (séc. V), destronamse igualmente as artes clássicas e os textos de Vitrúvio terão sido parcialmente esquecidos ou até mesmo renunciadosdurante todo este período. O seu tratado foi a base da Renascença e sobreviveu até aos dias de hoje, mantendo-se, em traços gerais, muito atual. Tríade vitruviana: utilitas, venustas e firmitas (utilidade, beleza e solidez)

* Vitrúvio, arquiteto e urbanista romano, foi engenheiro militar no início da sua carreira. Escreveu o tratado já reformado, depois de uma vida ao serviço do exército romanocomo engenheiro militar. No sétimo dos dez volumes do tratado, o escritor aborda os autores gregos e romanos de livros de Arquitetura: "Eu recolhi, de entre os seus comentários, o que me pareceu mais útil para estes apontamentos, havendo muitos livros publicados pelos Gregos neste campo, sendo poucos os que existem entre nós.” * Antes de Vitrúvio e dos seus contemporâneos, sobreviveram pequenostextos que abordam algumas questões de construção, como é o caso das construções rurais de Varrão, um autor romano citado por Vitrúvio. Varrão * De Achitectura é o único tratado de arquitetura da Antiguidade Clássica a chegar até hoje. Na Antiguidade tardia, existem os tratados de Faventino e de Paládio (não confundir com o do Renascimento), que seguem de perto o de Vitrúvio e são muito menores. * O tratado, escrito entre 35 e 20 a.C., é uma obra pragmática, mas tica também ideológica; os heróis divinizados emergem para explicar a gica origem da ordem dórica, a primeira e a mais simples das ordens arquitetônicas: "Doro, filho de Heleno e da ninfa das águas, Ftia, reinou sobre a Acaia e todo o Peloponeso e edificou em Argos, cidade antiga, o lugar sagrado de Juno, casualmente desteestilo, em forma de templo.” * Mas o sistema proporcional de medidas da ordem dórica, que rica caracteriza todo um edifício, surgiria mais tarde, dando Vitrúvio uma explicação muito prática para tal. Foram os gregos que ao fundar as suas colônias na Ásia encontraram uma metodologia, relacionando a ordem dórica com o corpo masculino, a partir da planta do pé: "Tendo descoberto que o pé correspondia nohomem à sexta parte da sua estatura, transferiram o mesmo para a coluna e, qualquer que fosse o diâmetro da base do fuste, elevaram-no seis vezes em altura incluindo o capitel. Deste modo, a coluna dórica começou a mostrar nos edifícios a proporção, a solidez e a elegância de um corpo viril.”

* O mesmo aconteceu com a ordem jônica, mas desta vez com o corpo jônica feminino: "Da mesma maneiralevantaram depois um templo a Diana, procurando uma forma de novo estilo [...], levando para lá a delicadeza da mulher e dispuseram em primeiro lugar o diâmetro da coluna segundo a oitava parte da sua altura, a fim de que ela apresentasse um aspecto mais elevado.” * Vitrúvio: "Assim, lograram a invenção de dois tipos discriminados de colunas, uma viril, sem ornamento e de aparência simples, a...
tracking img