Vitoria e novo arrabalde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
União Dinâmica de Faculdades Cataratas
Campus I – Foz do Iguaçu - Paraná

CURSO
ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO NO BRASIL III
(Primeiro Bimestre 2012 – 7º Período Noturno)

TRABALHO
URBANISMO NO BRASIL 1895-1965
(Projeto de um Novo Arrabalde – VITÓRIA - ES)

DOCENTE

DISCENTES

Março/2012
1) Vitória e o Novo Arrabalde no contexto econômico daépoca:
Trata-se do projeto de um Novo Arrabalde para Vitória (ES), a primeira proposta de expansão urbana desenvolvida pelo engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, em 1896, e também a primeira da cidade.
Como parte do plano de governo do então presidente do estado do Espirito Santo, José
de Melo Carvalho Muniz Freire (1892-1896), o projeto de um Novo Arrabalde para Vitória indicaa inserção da capital capixaba na questão urbana da época.
No final do século XIX, Vitória apresentava graves problemas sanitários, mas sua economia não se situava entre as das principais cidades do país.
A ocupação e colonização do interior do estado por imigrantes europeus, à expansão da cultura cafeeira e a presença, na capital, de casas de exportação de café na segunda metade do século XIX,indicavam alterações dinamizadoras no quadro da economia estadual, embora ainda modestas.
Vitória era pólo apenas da região central do estado.

1-1-Síntese:
Analisando a situação geográfica da cidade de Vitória, pode se dizer que foi um desafio para o engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, o projeto sanitário de Vitória foi muito bem detalhado, além da parte do projetourbanístico que aconteceu um pouco mais tarde, a cidade precisava resolver seus problemas sanitários, em primeiro lugar, porque a população vivenciava graves problemas de higiene, por isso as intervenções visando melhorias aconteceram principalmente onde os riscos de epidemia eram maiores, apesar de a economia estar se recuperando a passos lentos, havia necessidade de expansão do saneamento de Vitória,mesmo sem a ajuda de equipamentos ainda raros na época.

2) Cidade velha e pessimamente construída:
A ideia de construir um arrabalde respondia as necessidades de expansão e saneamento de Vitória, comprimida em seu sitio original, em fins do século XIX, embora capital e cidade portuária, não apresentava grande expressão econômica, caracterizando-se muito mais como centro burocrático ecomercial, contando com um contingente populacional em torno de 10 mil pessoas.
A lavoura cafeeira, que já havia penetrado pelo interior capixaba, vitalizou sobretudo a cidade de Cachoeiro do Itapemirim, cujo vinculo comercial de dava mais com o Rio de Janeiro do que com a capital do estado do Espirito Santo.
O sítio geográfico em que esta se localizava possibilitava uma estreita faixa para ocupação,limitada pelos morros, pelo mar e pelas áreas baixas e planas, sujeitas as influências das marés, responsáveis também pelas más condições de salubridade que,

devido à inexistência de serviços de saneamento, propiciavam as frequentes epidemias que atingiam a população.

Histórico do 1º planejamento urbano de vitória - o novo arrabalde. 1894.
Em 1892, o presidente do estado, Muniz Freire, fornecia aseguinte imagem da capital capixaba: “Cidade velha e pessimamente construída, sem alinhamentos, sem arquitetura, seguindo os caprichos do terreno, apertada entre a baía e um grupo de montanhas; não tendo campo para desenvolver-se a dependência de grandes despesas; mal abastecida de agua; com um serviço de iluminação a gás duplamente arruinado, pelo estado material e pela situação de sua empresa”.
Odocumento do “Projeto de um novo Arrabalde dotado dos serviços de abastecimento de água e de drenagem para Vitória, capital do Espirito Santo”, apresenta inicialmente, um resumo justificativo das intenções do governo com relação ao plano enviado a equipe de Saturnino de Brito, com base para a sua elaboração.
A escolha do terreno para a localização do Novo Arrabalde foi condicionada a dois...
tracking img