HISTORIA THEATRO CARLOS GOMES

904 palavras 4 páginas
FILINTO SANTORO, UM PROJETISTA NÔMADE
Espírito Santo
No ano de 1894, Filinto Santoro foi nomeado Diretor-Geral das Obras Públicas e Empreendimentos Gerais do Espírito Santo pelo então Presidente do Estado José de Mello Carvalho Moniz Freire, se transferindo para Vitória. Na capital capixaba, além de atuar administrativamente, projetou e construiu diversos edifícios públicos e executou obras de infra-estrutura urbana e territorial. Santoro deu prosseguimento à construção do Quartel da Polícia, no Parque Moscoso; iniciou a construção do novo Hospital na Praia do Suá e da Estrada de Ferro Sul do Estado; e deu início às melhorias no saneamento urbano da cidade, contratando a Companhia Brasileira Torrens. Foi em 1895, durante a gestão de Santoro à frente da Diretoria de Obras Públicas do Espírito Santo, que o engenheiro Francisco Saturnino de Brito elaborou o projeto do Novo Arrabalde de Vitória, tendo como objetivo dar à cidade uma concepção moderna, em detrimento da “cidade velha e pessimamente construída, sem alinhamentos, sem gosto, sem arquitetura, seguindo os caprichos do terreno”, nas palavras do Governador Moniz Freire (apudMENDONÇA, 1999, p. 184).
Entre 1895 e 1896, Filinto Santoro projetou e construiu em Vitória o Teatro Melpômene, uma monumental sala com 1.200 assentos totalmente construída em pinho-de-riga, importado da Suécia. A construção do Teatro Melpômene incluiu a demolição da antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII, e do largo homônimo. Em 1923, ocorreu um incêndio no Teatro Melpômene, o que levou à sua interdição e, em 1925, à sua venda para um particular que o demoliu imediatamente. Os poucos elementos do teatro que haviam sobrevivido ao incêndio, como as colunas de ferro, foram utilizados nas obras do novo Teatro Carlos Gomes, então em construção.
Segundo a publicação dedicada à obra de Santoro no Brasil, neste mesmo período o engenheiro italiano realizou diversas ações em prol dos imigrantes italianos residentes no

Relacionados

  • Correia garção e a depuração do ideal clássico
    54300 palavras | 218 páginas
  • Ilusão americana
    43280 palavras | 174 páginas
  • Caio Fernando Abreu CARTAS Pdf Rev Email
    134326 palavras | 538 páginas