Vitoria de samotracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, é uma escultura que representa a deusa grega Nice (em grego Νίκη, Níkē ou Niké – "Vitória"), cujos pedaços foram descobertos em 1863 nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. Em grego, o seu nome é Níkē tes Samothrakes (Νίκη της Σαμοθράκης). Fazia parte de uma fonte, com a forma de proa de embarcação, em pedracalcárea, doada ao santuário provavelmente pela cidade de Rodes. Actualmente está em lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.

Produzida por algum escultor desconhecido, provavelmente rodiano, acredita-se que a estátua foi confeccionada entre 220 e 190 a.C.. Quando de sua descoberta em Samotrácia em 1863, acreditou-se que seu patrocinador teria sido o general e rei Demétrio I daMacedónia, chamado Poliorcetes, após sua vitória em Chipre entre 295 e 289 a.C, mas evidências encontradas em novas escavações mostram que o pedestal foi erigido provavelmente perto do ano 200a.C. e provavelmente para comemorar uma vitória naval de Rhodes. As semelhanças com figuras e drapeados da vestimenta de esculturas do Altar de Pérgamo (c.170 a.C.) são grandes.

A Escadaria Darú, noLouvre, palco da estátua
A Vitória foi descoberta pelo consul e arqueologista amador francês Charles Champoiseau em abril de 1863, que a enviou para Paris no mesmo ano. Em novas escavações, alguns anos depois, descobriu a proa da embarcação que hoje sustenta a estátua na Escadaria Darú[2]. Em 1948 foi descoberta a mão elevada em saudação, que encaixou em um outro fragmento de dedo existente em Viena,estabeleceu a moderna reconstrução, que repousa no Louvre.
Apesar dos danos significativos e de estar incompleta, é considerada uma das grandes sobreviventes do período helenístico.Obra de leveza da escultura grega. Apesar de sua estrutura maciça, apresenta-se deslizando suavemente, cortanto o vento. Mostra maestria na forma e no movimento, que impressionou críticos e artistas desde suadescoberta. É particularmente admirada por seu naturalismo e pela fina realização dos drapeados. É considerado um dos grandes tesouros do Louvre.
É também um ícone cultural, explorado por outros artistas em vários contextos.

Foi criada por volta de 190 a.C possuindo 3,28 metros de altura. Do período helenístico - período de transição entre a dominação romana entre os gregos - representa a deusa gregaNike (Nice) e atualmente está em lugar de destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.

Foi concebida através da união de seis blocos de mármore. Depois de séculos, acabou sendo descoberta por Charles Champoiseau, arqueologista e cônsul francês em Adrianople, em uma colina na Ilha de Samotracia em 1863, daí a razão de seu nome.

É admirada por seu naturalismo e pela fina realização dosdrapeados. representada sob a forma de mulher alada acredita-se que esta escultura representava uma figura de proa de um navio de guerra, para comemorar uma batalha naval.

Destruída pelo revezar do tempo, o arqueologista a encontrou fragmentada em 118 pedaços (!!!).A estátua só foi remontada no próprio Museu do Louvre, quando por lá aportou em 1864. No entanto, um dos mistérios que rodeiamSamotracia nunca foi solucionado: sua cabeça parece ter se perdido para sempre.

No Brasil, há um réplica da escultura no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Veja a foto abaixo da réplica, do fotógrafo Sergio Renato Martinez.

"Sob o vento, as roupas de seu vestuário se levantam e, molhadas, colam-se ao corpo revelando formas, força, ímpeto e fôlego de vida".

No Brasil, épossível encontrar e adquirir réplicas da escultura da Vitória na loja Quinta Dell´Arte.

(réplica vendida na loja Quinta Dell´Arte)

A escultura Vitória de Samotracia, representada sob a forma de mulher alada e colocada sob a proa de um navio de guerra, foi criada para comemorar a vitória de uma batalha naval
A obra-prima, encontrada em 1863, foi criada por volta de 190 a.C e possui 3,28 metros...
tracking img