Vitiligo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem vários tipos de vitiligo, sendo estes os mais comuns:
• Simétrico - é o mais comum. As manchas atingem ambos os lados do corpo.
• Assimétrico - é o que atinge um ou outro local da pele sem simetria.
• Segmentar - é o que se localiza somente num segmento do corpo, geralmente correspondendo ao trajecto da distribuição de algum nervo.
• Universal - podendo atingir quase toda asuperfície da pele.
CONCEITO DE VITILIGO
Doença caracterizada por descoloração da pele em certas áreas, de causa desconhecida e, embora não provoque danos à saúde, é um problema com poucas alternativas de tratamento. Sendo assim, o Vitiligo é uma patologia de despigmentação da pele em que manchas brancas podem surgir em várias partes do corpo. Normalmente são bilaterais (simétrico), mas pode serassimétrico, segmentar, circunscrito, universal, congênito, generalizado e ocular.
CAUSA
Por enquanto a origem do Vitiligo é desconhecida. Algumas pesquisas já tentam relacioná-los a problemas endócrinos, tendo em vista o fato de alguns pacientes apresentarem alterações de tireóide e diabetes, também a fatores imunológicos, do tipo auto-imune e, sobretudo, emocionais. Este último aspecto aparece comohipótese causal tendo em vista ser muito comum a associação entre acontecimentos importantes na vida do paciente e o aparecimento ou o agravamento da doença, assim como sua oscilação em função do estresse. No entanto, há estudos (Muller, 2001) que apontam o surgimento do Vitiligo após uma situação de estresse emocional.
Das heranças que o estresse pode contribuir para deixar na pele, o Vitiligo setorna um grande alvo de estudo. Surge na epiderme, a camada superficial devastadora para a aparência e a auto-estima.
A maior parte dos estudos sobre o Vitiligo acreditam que ele seja resultado de um desarranjo de nosso sistema de defesa. Isto é, em quanto não existe alguma conclusão mais efetiva, especialistas destacam como teoria principal a de que o Vitiligo seja uma doença auto-imune. Em umaexplicação leiga, seria como se a pessoa fosse alérgica a ela mesma. No entanto, médicos e cientistas são categóricos em afirmar que aspectos emocionais têm grande peso no surgimento do Vitiligo, enfermidade esta que tem momento de melhora e piora. As crises podem piorar com o estresse.
Ainda que o elemento emocional não esteja relacionado ao surgimento das manchas, alguns pacientes referemproblemas emocionais consideráveis depois do aparecimento das lesões, acompanhado de substancial piora do quadro clínico. “Traumas emocionais na infância, como a morte de um ente querido ou dificuldade de adaptação em uma nova escola, pode gerar Vitiligo em uma criança. A doença fica latente durante anos até que em um momento de crise ou de queda do sistema imunológico a traz á tona”, garante adermatologista Áurea Lopes, de São Paulo.
Nossa sociedade costuma ser bastante rigorosa quanto à perfeição estética dos seres humanos. “O que os olhos não vêem o coração não sente”. Quando a questão envolve a aparência, entretanto, mexe também com a vaidade e a auto-estima. O Vitiligo não é contagioso, portanto nesse sentido não exige cuidado específico. O problema é que ele provoca forte abalo naauto-estima dos portadores, pois em muitos casos não há como disfarçar as marcas deixadas na pele.
A literatura, no entanto, no que diz respeito aos aspectos emocionais envolvido no Vitiligo, é ainda muito limitada, necessitando de maior número de trabalhos científicos.
DIAGNÓSTICO
Cucé; Festa Neto (1990) afirma que não há dificuldades em se diagnosticar o Vitiligo. As manchas têm aspectoscaracterísticos, freqüente contorno hipercrômico, ausência de manifestações subjetivas e de qualquer outra sintomatologia associada, cutânea ou sistêmica. Como existem várias síndromes com lesões semelhantes ao Vitiligo, o diagnóstico diferencial é feito exatamente pela sintomatologia associada.
O exame com a Lâmpada de Wood acentua as áreas hipopigmentadas e torna-se útil para o exame dos pacientes...
tracking img