Visual paradigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. 2. 3. 4. Visual Paradigm for UML ....................................................................................................... 1 Criando o Perfil GeoProfile.................................................................................................... 2 Adicionando Ícones aos Estereótipos .................................................................................10 Aplicando o perfil GeoProfile .............................................................................................. 12

1. Visual Paradigm for UML
Visual Paradigm for UML (VISUAL PARADIGM, 2010) é uma ferramenta CASE com várias opções de modelagem com os diagramas da UML2 e que também oferece suporte a diagramas de requisitos SysML e a diagramas ER. A ferramenta possui um bomambiente de trabalho, o que facilita a visualização e manipulação do projeto de modelagem. É uma ferramenta comercial e também oferece suporte a transformações específicas para códigos-fonte de algumas linguagens de programação como, por exemplo, C++ e Java.

Ambiente de trabalho do Visual Paradigm for UML 8.1

O suporte a perfis UML é oferecido, sendo também permitida a utilização de notaçãográfica para os estereótipos. Na implementação de um perfil, ao adicionar os estereótipos, já se escolhe a metaclasse que ele vai estender. Essa extensão não é mostrada explicitamente, como nas ferramentas Papyrus UML2 Modeler e RSM. É
1

possível, também, efetuar importação/exportação de modelos usando o formato padrão de intercâmbio de modelos XMI. Para implementar o GeoProfile foi utilizado oVisual Paradigm for UML versão 8.1.

2. Criando o Perfil GeoProfile
Para criar um perfil no Visual Paradigm, na aba Model Explorer, clique com o botão direito na raiz do projeto “Untitled”, e selecione Create Profile no menu que irá aparecer, aproveite para dar um novo nome ao projeto na opção Rename.

Na janela que aparecerá, Profile Specification, dê um nome ao perfil, neste caso GeoProfile.2

Para criarmos o diagrama do perfil, ainda na aba Model Explorer, clique com o botão direito no perfil criado anteriormente e, no menu, escolha a opção Sub Diagrams -> New Profile Diagram.

Agora já podemos criar os elementos do GeoProfile no diagrama. Primeiro vamos criar os estereótipos do perfil, vamos começar com os estereótipos para objetos de rede (NetworkObj, Arc, Node,UnidirectionalArc e BidirectionalArc). Ao adicionar um elemento do tipo Stereotype ao projeto, uma janela irá aparecer para a escolha do tipo base do estereótipo, ou seja, qual elemento UML o estereótipo estende. Neste caso, os estereótipos citados acima estendem o elemento UML Class.

3

Adicione um elemento Stereotype, na paleta de elementos, para cada estereótipo citado acima, de forma a deixar omodelo como mostrado na figura abaixo.

Perceba que os estereótipos NetworkObj e Arc são abstratos. Para colocar um estereótipo como abstrato basta selecioná-lo no modelo e marcar a opção Abstract na aba inferior esquerda Property.

Agora, generalize os estereótipos utilizando o elemento Generalization, de forma a deixar o perfil como mostrado a seguir.
4

Agora vamos criar os estereótiposreferentes à metaclasse Association, que lidam com os relacionamentos topológicos entres as classes geográficas. Existem seis tipos diferentes de relacionamentos topológicos no GeoProfile, vamos criar apenas um para exemplo. Primeiro, crie um elemento Stereotype, que agora deve possuir um tipo base NARY que se refere a um elemento N-ary Association (associação n-ária), e dê a ele o nome Temporal.5

Um estereótipo pode possuir propriedades, as quais podem ser referidas como tag definitions. Quando um estereótipo é aplicado em um elemento do modelo, os valores das propriedades podem ser referidas como tagged values. O próximo passo é criar o estereótipo TemporalObject e suas enumerações (tagged values). Inclua no esquema mais um elemento Stereotype com tipo base Class.

Para definir...
tracking img