Visual merschandising

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing e Merchandising - Layout, Design, Vitrine e Iluminação para Lojas
Vitrine, decoração e Iluminação - Marketing e merchandising. Quais as diferenças? 

Enquanto o marketing planeja, pesquisa, avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de-venda, o merchandising representa o produto no ponto-de-venda, sua divulgação e apresentação na fase final da venda.VEJA TAMBÉM:
Saiba porque a vitrine é uma poderosa ferramenta de vendas
Aprenda a definir o tema da vitrine

Enquanto o marketing é um esforço para levar o cliente até a loja, e para aproximar o cliente do produto, o merchandising é o esforço para atrair o cliente que entrou na loja, ou seja, é uma aproximação entre o produto e o cliente o que o torna uma estratégia de marketing nasorganizações varejistas. 

O merchandising é uma ferramenta utilizada pelo varejo objetivando:
• melhor ambientar a loja;
• a adequação dos produtos às necessidades dos clientes;
• a exposição do produto no ponto-de-venda;
• a caracterização da loja;
• a funcionalidade dos equipamentos;
• a agilidade no atendimento;
• a harmonia do layout para o cliente.

O merchandising é o responsável pelosatrativos e entretenimentos no ponto-de-venda, sendo a relação direta entre o cliente e o produto.
O visual merchandising cria o impulso de compra para o cliente por meio de alguns instrumentos, como design, instalações, layout, produto, iluminação, vitrinas, sinalização.
Nesta edição, abordaremos a importância do design e das instalações.

Design 
O bom design define o conceito da lojaquanto ao estilo visual e público-alvo. É a união das formas, cores e acabamentos com a escolha dos pisos, paredes e proposta de equipamentos, caracterizando o ambiente em seu espaço de venda. Deve atender às necessidades dos clientes quanto ao conforto e à valorização do produto.
O design do projeto do negócio consiste na união da forma e composição dos materiais de acabamento para definirem oestilo do ponto-de-venda.
O estilo de ambientação de venda deve estar relacionado com a proposta final do negócio, compondo o produto, o cliente e o espaço de venda, caracterizando o estilo como clássico, moderno, high-tech, feminino, masculino, infantil, de alimentação – entre outros.
Produtos requintados exigem acabamentos nobres; produtos arrojados solicitam formas e cores de arrojo; produtosinfantis, temas infantis; produtos neutros pedem espaços simples e materiais também neutros.
Uma área de alimentação, por exemplo, precisa transmitir limpeza e higiene para seus clientes. Assim, o projeto de loja deve incluir acabamentos com manutenção fácil e rápida e que proporcione visual de limpeza.

[pic]
Layout e Iluminação de ambientes. Foto:Divulgação

Toda loja deve ter um conceitopróprio de design, um design com uma linguagem que esteja de acordo com seu público-alvo e com seus produtos.

Instalações 
As instalações são os equipamentos, balcões, mobiliários e suportes para os produtos expostos na loja; são também a operação e atuação da própria loja, como proposta comercial.
Os equipamentos e mobiliários devem ser de boa qualidade, duráveis, práticos e versáteis, compossibilidade de ajuste em qualquer área da loja. Além disso, devem estar sempre abastecidos com o limite máximo de sua capacidade.
O mobiliário deve valorizar a exposição e estar de acordo com as necessidades do produto, sua visualização e toque do cliente.
As dimensões dos equipamentos devem seguir os padrões de ergonomia segundo seus objetivos. Por exemplo, balcão de atendimento sentado ou em pé;prateleiras de auto-serviço e outros sistemas.
Os produtos devem estar sempre bem expostos, com apresentação impecável. Não podem estar danificados e suas embalagens devem estar em condições perfeitas.

SAIBA MAIS
Veja dicas para uma boa iluminação da sua vitrine

Cristina Gattai é consultora associada ao Senac Administração e Negócios, professora da PUC/SP e Universidade Paulista e...
tracking img