Atps teoria da contabilidade etapa 2

ETAPA 2 – TEORIA DA CONTABILIDADE

O objetivo da contabilidade:
Pode ser estabelecida como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, aavaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, maistenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.

Principais usuários e suas necessidades:

OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentoscontábeis as suas respostas.
Podem ser divididos em: usuários internos e usuários externos.
Usuários Internos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como:
Gerentes ou Administradores: para a tomada de decisões;
Funcionários: com interesse em pleitear melhorias;
Diretoria: para a execuçãode planejamentos organizacionais.
Usuários Externos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:
Bancos: interessados nas demonstrações financeiras a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado;Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado;
Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico;
Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transaçõescomerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro;
Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.
O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta-administração que pela proximidade à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatóriosespecíficos para auxiliar na gestão do negócio.
Os relatórios específicos podem, além de abranger quaisquer áreas de informação (fluxo financeiro, disponibilidades, contas a pagar, contas a receber, aplicações financeiras, compra e vendas no dia ou no período e os gastos gerais de funcionamento), ser elaborados diariamente ou em curtos períodos de tempo (semana, quinzena, mês, etc..), de acordo comas necessidades administrativas.

Características qualitativas das demonstrações contábeis
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são:
-compreensibilidade;
-relevância;
-confiabilidade; e
-comparabilidade.
Compreensibilidade Uma qualidade essencial das informaçõesapresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários
.Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoável diligência.Toa, informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua...
tracking img