Visita tecnica a empresa hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA 4
2.1.1 Principais departamentos existentes 4
2.1.2 Histórico da empresa 5
2.2 PLANO DE NEGÓCIO, MISSÃO, VALORES, VISÃO E ESTRATÉGIA DA EMPRESA. 6
2.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTILO DE GESTÃO 6
2.4 SISTEMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

APÊNDICES 12
APÊNDICE A – Roteiro daEntrevista para visita técnica 12

1 INTRODUÇÃO
A escolha da empresa deveu-se pelo fato de ser uma empresa privada no ramo de prestação de serviços, sendo uma fundação com ajuda do governo estadual e comprometida com a questão social da região do Norte de Minas.
O Hospital Santo Agostinho (nome fictício, devido a não autorização da divulgação do nome da empresa) foi criado a partir dainiciativa de oito médicos e que, desde a sua fundação, atende a população de Montes Claros e região. Ele oferece serviços médicos e hospitalares, mantendo convênio com várias instituições, inclusive o Sistema Único de Saúde - SUS.
Foi realizada à visita e este trabalho teve a finalidade de visualizar e conhecer a história da empresa, sua gestão, estrutura, a missão, visão e valores e sua funcionalidade.2 DESENVOLVIMENTO
As organizações têm por finalidade produzir bens e serviços para a sociedade, buscando a satisfação das necessidades básicas do ser humano:

A organização é uma coletividade formada por pessoas que: tem a função de produzir bens e prestar serviços à sociedade, bem como atender as necessidades de seus participantes, e possui uma estrutura formada por indivíduos que serelacionam, colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços. (BERNARDES; MARCONES, 2006, p.14)

2.1 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA
O ramo de atividade em estudo é de prestação de serviço a pacientes que tem por objetivo a assistência integral á saúde, sem distinção de qualquer espécie, principalmente na área de Oncologia e Nefrologia. A razão social da empresa éFundação de Saúde Santo Agostinho, uma empresa de grande porte, com mais de 350 empregados diretos.

2.1.1 Principais departamentos existentes
O hospital possui vários departamentos para melhor atender os seus pacientes:
• Áreas produtivas (Cardiologia, Oncologia, Clínicas Médicas, Hemodinâmica, Nefrologia e Diálise, Radioterapia, Radiologia, Unidade Tratamento Intensivo, Pronto Socorro, BlocoCirúrgico, Plano de Saúde)
• Áreas de Suporte (Lavanderia, Esterilização, Limpeza, Restaurante e nutrição, Farmácia, Almoxarifado, Recepção)
• Áreas Administrativas (Diretoria, Contabilidade, Recursos Humanos, Faturamento, Auditoria e revisão de prontuários, Arquivo, Tecnologia e Informação, Escritório da qualidade).
2.1.2 Histórico da empresa
Ao longo de 48 anos, o Hospital Santo Agostinho trilhou ocaminho para a sua consolidação como uma legitima instituição deste gênero. Um hospital com assistência qualificada, e realizando trabalhos em busca da excelência em qualidade hospitalar, para atender os problemas de saúde da população do Norte de Minas.
Desde a sua fundação, o Hospital Santo Agostinho vem desenvolvendo ações de natureza social e sempre atendeu as pessoas carentes, inclusive àpopulação rural no passado, o já extinto FUNRURAL e no presente através do SUS Sistema Único de Saúde.
Em 1964, um grupo de jovens médicos recém-formados, preocupados com a falta de uma estrutura adequada para aos pacientes que necessitavam de urgência e emergência, concretizaram a ideia de se instalar em Montes Claros um pronto socorro para a população. O Hospital que, como planejara seusfundadores, veio revolucionar a medicina no Norte de Minas e atender a grande demanda. Naquela época os atendimentos de urgência eram realizados nos próprios consultórios médicos. Como a procura foi muito superior à prevista, via-se a necessidade de transformar o ambulatório em um hospital denominado então, PRONTOCLÍNICA E HOSPITAL SANTO AGOSTINHO LTDA, tendo como sócios 09 médicos, surgindo assim,...