Visita tecnica aos bombeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
VISITA TÉCNICA – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

BRUNA ADRIANE CUNHA BASTOS

GOIÂNIA, 25 DE SETEMBRO DE 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
VISITA TÉCNICA – CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Relatório de visita ao Corpo de BombeirosMilitar, no dia 19 de setembro de 2012, a ser apresentado como forma de avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Goiás, sob orientação da professora Adriana.

BRUNA ADRIANE CUNHA BASTOS

GOIÂNIA, 25 DE SETEMBRO DE 2012
SUMÁRIO

1. –INTRODUÇÃO.................................................................4
2.–DESENVOLVIMENTO.....................................................5
3. –CONCLUSÃO...................................................................8
4. –REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................9
5. –ANEXOS...........................................................................10

INTRODUÇÃO

No dia 19 de setembro realizamos uma visita técnica ao Corpo de Bombeiros, onde fomosacompanhados pelo cabo Eduardo Rezende que nos mostrou todo batalhão, nos explicou suas funções e nos mostrou pouco a pouco como é o cotidiano no mesmo.
São missão exclusiva dos bombeiros e outros agentes de proteção civil: a prevenção e o combate a incêndios; o socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes; o socorro anáufragos e as buscas subaquáticas.
Cabe também aos bombeiros fazer pareceres técnicos sobre a prevenção e segurança contra riscos de incêndio.

DESENVOLVIMENTO

A Junta de Bombeiros é uma corporação militar de referência nacional pela excelência na prestação de serviços de salvamento. Sua missão é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade.
Osímbolo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás tem sua ênfase gráfica na figura da ave mitológica Fênix. Conta a história que a ave enfrenta fogo para gerar a vida, “ressurgindo das cinzas”, portanto ela dá a vida para gerar outras vidas. O circulo dá a idéia de continuidade de totalidade, além de representar uma evolução onde a leitura é feita do centro para a extremidade.As mangueirasganham um papel de destaque no círculo, que as insere dentro da logomarca, representando o combate a incêndio. O sentido anti-horário das mangueiras revela o desafio do bombeiro de correr contra o tempo, no combate ao incêndio e no resgate de vidas.As cores seguem um padrão internacional das corporações de bombeiros: o vermelho representa o combate a incêndio, o laranja a cor do resgate ousalvamento, o amarelo e o preto foram definidos segundo padronizações técnicas da programação visual.

BOMBEIRO MIRIM

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), oferece a sociedade goiana o Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM) que contribui na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de cidadania e civismo, como: ética, respeito àpluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, oriental sexual e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador. 

USO DE CÃES

O principal fator a ser destacado na utilização dos cães repousa em sua incrível potencialidade para o faro, dessa forma quase todas as atividades em que envolvamaspectos olfativos os cães poderão ser utilizados de certa forma.
A atividade do Corpo de Bombeiros pode ser traduzida em uma luta contra o tempo pela vida, os segundos são sempre preciosos porque a evolução do sinistro pode representar em morte de alguém ou a destruição total do bem.
Nos colapsos estruturais de edificações, apesar de toda a tecnologia já desenvolvida os cães ainda...
tracking img