Visita obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE OBRA
Ed. Residencial Van Gogh

ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Sistemas Estruturais II


INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir apresenta o Ed. Residencial Van Gogh, situado à cidade de Itajaí na Rua XV de Novembro, nº 580 – Centro, próximo ao Centro de Eventos da Marejada. A escolha desta obra para a realizada visitação se deu em conta do interesse do grupo em conhecer astécnicas construtivas elaboradas para a execução de planos de laje de formatos não tão convencionais, que podem ser notados na estética do edifício.
Tendo como objetivo esclarecer e ampliar nosso repertório e ganhar maior proximidade na relação escola / canteiro de obra.


INFRAESTRUTURA

O edifício em questão é caracterizado como alto padrão, possuindo 4 apartamentos por andar de 122m²cada, sendo o valor mais baixo de venda estando em torno de R$ 600.000,00, e ainda contando com mais 4 coberturas de 244m² cada.

A infra estrutura dispõe também de duas piscinas, sendo uma de raia coberta e aquecida, que contribuem para sua classificação em alto padrão, além de receber pintura externa do tipo JET (tinta mineralizada) e internamente receber três camadas de massa corrida e trêscamadas de tinta.
Vale ressaltar que há uma preocupação com questões ambientais, o edifício conta um sistema de reaproveitamento da água dos chuveiros e da chuva nos bacios sanitários.





Planta Baixa do Pavimento de Lazer

MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
O Edifício é estruturado em concreto armado convencional, e foi feito o uso de concreto usinado do tipo CP IV sem aditivos.Fundações: executadas com perfuração de hélice contínua, preenchimento com concreto usinado e armadura.
Pilares: em concreto usinado, moldado in loco.
Lajes: nervuradas (com preenchimento EPS) e maciças, uni e bidirecionais moldadas in loco.
Vigas: em concreto usinado, moldadas in loco.
Paredes de Alvenaria: tijolo de barro, bloco cical e argamassa.
Revestimento: interno: revestimento comargamassa + massa corrida; externo: revestimento com argamassa + aplicação de pintura JET (tinta mineralizada).
Esquadrias: em alumínio

FUNDAÇÃO
Executada com perfuração de hélice contínua e preenchimento "in loco", por meio de trado contínuo e injeção de concreto através da haste central da maquina perfuradora simultaneamente a sua retirada do terreno e colocação da armadura após a suaconcretagem.
O concreto utilizado apresenta resistência característica fck de 20 Mpa, é bombeável e composto de areia e brita 1 ou pedriscos, sendo que o abatimento ou "Slump" (importante para o controle de qualidade do cimento usinado chegado à obra) é mantido entre 200 e 240mm.

BALDRAME
No baldrame, encontramos elementos estruturais de grande importância para a obra.
O ponto principal foia existência de lajes, ao contrário do usual, que se executa contrapiso diretamente ao solo e vigas. Essas lajes, maciças, se deram ao fato de que o pavimento térreo suportará além do hall de entrada e demais aposentos, uma garagem e rampa. Dessa forma os esforços significativos da garagem estarão trabalhando de forma preventiva, evitando recalque ou movimentação de solo.
Houve caso de vigaalavanca, justificando a falta de espaço para executar um pilar nos limites do terreno. Assim, as vigas irradiam para evitar excentricidade do pilar e não gerar momento (torção).


Na obra há juntas de dilatação a cada 30m. As juntas de dilatação são necessárias para que os materiais de cada parte separada possa se dilatar ou contrair, de forma a não causarem rachaduras que podem comprometer aestrutura.

ESTRUTURA DO PAVIMENTO TIPO
A estrutura do pavimento tipo se dá por 3 tipos de lajes: laje maciça, laje nervurada unidirecional e laje nervurada bidirecional. As lajes nervuradas possuem preenchimento em EPS.



Laje nervurada bidirecional
Laje nervurada unidirecional
Laje maciça

Devido aos diferentes carregamentos, elas possuem diferentes espessuras. São niveladas por...