Visita obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE OBRA
Ed. Residencial Van Gogh

ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Sistemas Estruturais II


INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir apresenta o Ed. Residencial Van Gogh, situado à cidade de Itajaí na Rua XV de Novembro, nº 580 – Centro, próximo ao Centro de Eventos da Marejada. A escolha desta obra para a realizada visitação se deu em conta do interesse do grupo em conhecer astécnicas construtivas elaboradas para a execução de planos de laje de formatos não tão convencionais, que podem ser notados na estética do edifício.
Tendo como objetivo esclarecer e ampliar nosso repertório e ganhar maior proximidade na relação escola / canteiro de obra.


INFRAESTRUTURA

O edifício em questão é caracterizado como alto padrão, possuindo 4 apartamentos por andar de 122m²cada, sendo o valor mais baixo de venda estando em torno de R$ 600.000,00, e ainda contando com mais 4 coberturas de 244m² cada.

A infra estrutura dispõe também de duas piscinas, sendo uma de raia coberta e aquecida, que contribuem para sua classificação em alto padrão, além de receber pintura externa do tipo JET (tinta mineralizada) e internamente receber três camadas de massa corrida e trêscamadas de tinta.
Vale ressaltar que há uma preocupação com questões ambientais, o edifício conta um sistema de reaproveitamento da água dos chuveiros e da chuva nos bacios sanitários.





Planta Baixa do Pavimento de Lazer

MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
O Edifício é estruturado em concreto armado convencional, e foi feito o uso de concreto usinado do tipo CP IV sem aditivos.Fundações: executadas com perfuração de hélice contínua, preenchimento com concreto usinado e armadura.
Pilares: em concreto usinado, moldado in loco.
Lajes: nervuradas (com preenchimento EPS) e maciças, uni e bidirecionais moldadas in loco.
Vigas: em concreto usinado, moldadas in loco.
Paredes de Alvenaria: tijolo de barro, bloco cical e argamassa.
Revestimento: interno: revestimento comargamassa + massa corrida; externo: revestimento com argamassa + aplicação de pintura JET (tinta mineralizada).
Esquadrias: em alumínio

FUNDAÇÃO
Executada com perfuração de hélice contínua e preenchimento "in loco", por meio de trado contínuo e injeção de concreto através da haste central da maquina perfuradora simultaneamente a sua retirada do terreno e colocação da armadura após a suaconcretagem.
O concreto utilizado apresenta resistência característica fck de 20 Mpa, é bombeável e composto de areia e brita 1 ou pedriscos, sendo que o abatimento ou "Slump" (importante para o controle de qualidade do cimento usinado chegado à obra) é mantido entre 200 e 240mm.

BALDRAME
No baldrame, encontramos elementos estruturais de grande importância para a obra.
O ponto principal foia existência de lajes, ao contrário do usual, que se executa contrapiso diretamente ao solo e vigas. Essas lajes, maciças, se deram ao fato de que o pavimento térreo suportará além do hall de entrada e demais aposentos, uma garagem e rampa. Dessa forma os esforços significativos da garagem estarão trabalhando de forma preventiva, evitando recalque ou movimentação de solo.
Houve caso de vigaalavanca, justificando a falta de espaço para executar um pilar nos limites do terreno. Assim, as vigas irradiam para evitar excentricidade do pilar e não gerar momento (torção).


Na obra há juntas de dilatação a cada 30m. As juntas de dilatação são necessárias para que os materiais de cada parte separada possa se dilatar ou contrair, de forma a não causarem rachaduras que podem comprometer aestrutura.

ESTRUTURA DO PAVIMENTO TIPO
A estrutura do pavimento tipo se dá por 3 tipos de lajes: laje maciça, laje nervurada unidirecional e laje nervurada bidirecional. As lajes nervuradas possuem preenchimento em EPS.



Laje nervurada bidirecional
Laje nervurada unidirecional
Laje maciça

Devido aos diferentes carregamentos, elas possuem diferentes espessuras. São niveladas por...
tracking img