Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vírus de plantas
Doenças vegetais são causadas, em grande parte, por vírus. Estes possuem apenas um tipo de ácido nucleico e proteína, replicam-se somente a partir do seu material genético, e amaioria tem forma cilíndrica. São conhecidos pelo menos 1000 tipos de doenças virais em plantas, provocadas por aproximadamente 400 tipos desses organismos. 

Geralmente, o contágio se dá de uma plantapara outra, por enxertos (vírus da tristeza, sacarose, exocorte e xiloporose do citrus), disseminação de pólen e sementes (mosaico comum do feijoeiro), ou mesmo por meio de vetores (vírus do mosaicodo pepino). Quanto a esse último, os exemplos mais comuns são os pulgões e afídeos, capazes de hospedar cerca de 600 vírus diferentes, geralmente liberados através da saliva. 

Existe uma relação deespecificidade entre os vírus de plantas e hospedeiros, contribuindo quanto à eficácia do contágio. Entretanto, as próprias condições ambientais e saúde da planta contribuem para tal. 

Há, ainda,a possibilidade de um vegetal ser contaminado pelo simples contato mecânico (TWV e o mosaico das cucurbitáceas). 

Redução da fotossíntese, síntese proteica, respiração, compostos fenólicos eagentes controladores do crescimento; com consequente aparecimento de manchas, alterações dos órgãos afetados, necrose, redução da produtividade, e retardo do crescimento; são os principais sintomasverificados. 

Para diagnóstico, o fator principal é o reconhecimento das alterações causadas. O vetor e especificidade de determinados vírus a plantas específicas, também auxiliam quanto a essa questão. Como nem sempre o manejo destes patógenos é eficaz, o ideal é que se vise à prevenção ao vírus. Para tal, eliminação de indivíduos doentes e controle de vetores, com o uso de óleo mineral, cultivode barreiras com plantas resistentes aos vírus e cercamentos com telas, a fim de evitá-los, podem ser medidas muito eficazes. 

Vírus de animais
A origem dos vírus na escala evolutiva ainda não é...
tracking img