Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vírus

Morfologia e composição química dos bacteriófagos

Os microbiologistas tem sido capazes de separar estruturas de bacteriófagos e determinar seu conteúdo químico.
Como outros vírus, todos os fagos tem o cerne de acido nucleicos envolvidos por um capsídeo de natureza proteica, que protege o genoma de nucleases e outras substancias prejudiciais. O genoma do fago geralmente consiste emuma única molécula de acido nucleico, que pode ser DNA de fita única ou dupla ou linear ou circular de RNA linear de fita única.
Existem três formas básicas de bacteriófagos: cabeça icosaédrica sem causa, cabeça icosaédrica com cauda e filamentosa.
O ácido nucleico tem uma forma helicoidal estendida ao longo do comprimento da capa proteica. A calda do fago pode ser muito curta ou ate quatro vezessuperior ao da cabeça e pode ser flexível ou rígida.

Classificação e nomenclatura dos bacteriófagos

As famílias de vírus bacterianos (nomes terminados em viridae) aprovadas pelo CITV; elas estão agrupadas conforme as evidentes diferenças de morfologia e composição química. Podemos verificar que a família, siphoviridae, tem cerca de 1200 membros. Mais de 95% dos vírus conhecidos que infectambactérias pertencem a uma das três famílias dos fagos com cauda longa.

Sistema de classificação baseado nas diferenças dos processos de transcrição

O conceito único baseado na replicação e expressão do genoma viral. Todos os vírus foram colocados em uma das seis classes de acordo com a via particular envolvida na síntese de RNAm. Um papel importante é designado ao RNAm, pois a sínteseproteica ocorre pelo mesmo mecanismo em todas as células. Ela também não leva em conta outras propriedades dos vírus. Como famílias, gêneros e espécies conforme Linnaeus.

Classificação dos vírus conforme a diferença dos processos de transcrição

Os vírus têm genoma DNA de fita dupla de sequencia de RNAm diferente
Os vírus possuem genoma de DNA de fita única da mesma sequencia do RNAm
Os vírustem DNA complementarão RNAm
Os vírus tem o genoma de RNA de fita dupla.

Morfologia Básica dos Vírus

Por meio da microscopia eletrônica, é possível determinar as características morfológicas dos vírus. Os vírions variam em tamanho de 20 a 300 nm (1nm = 1/1.000 um). Assim, representam o menor e o mais simples agente infeccioso. Muitos vírus medem menos do que 150 nm, portanto estão além dolimite de resolução do microscópio ótico comum e são visíveis somente ao microscópio eletrônico. Mediante a utilização de materiais de tamanho conhecido para comparação, os microscopistas podem utilizar o microscópio eletrônico para determinar o tamanho e a estrutura do vírions.
Os vírus são constituídos de um cerne de acido nucleico envolvidos por uma capa proteica denominada capsídeo. Asproteínas virais agrupam-se espontaneamente para dar ao capsídeo a característica simétrica geralmente icosaedríca ou helicoidal. Os ácidos do nucleico e o capsídeo juntos constituem nucleo capsídeo do vírion.
A maioria dos vírus com aspecto poliédrico ou esférico tem um capsídeo cuja estrutura básica é de uma icosaedro. O que significa que sua superfície é constituída de 20 faces triangulares e 12vértices. Cada face triangular é uma triângulo equilátero; estas faces juntam - se para formar os 12 vértices. No capsídeo, as proteínas virais (protômeros) formam grupos conhecidos como capsômeros, os quais são visíveis ao microscópio eletrônico. Em capsídeos poliédricos maiores e mais complexos, as faces triangulares do icosaedro básico são subdivididos em um número progressivamente maior detriângulos equiláteros. Assim, um capsídeo pode ser composto de centenas de capsômeros, mas é ainda baseado no modelo do icosaedro simples. O número total de capsômeros que formam o capsídeo é característico de cada grupo de vírus. As cabeças poliédricas de alguns fagos são maiores em comprimento do que na largura, resultando em uma forma icosaédrica distorcida, e podem ser ligadas a caudas.
Na...
tracking img