VIRTUALIZAÇÃO XEN - SERVIDOR

3117 palavras 13 páginas
VIRTUALIZAÇÃO

SUMÁRIO

1 Introdução

A virtualização de sistemas operacionais é uma tecnologia que vem ganhando espaço nos últimos anos e cuja principal proposta é particionar os recursos do hardware de forma que ele execute vários sistemas operacionais (iguais ou diferentes) e suas aplicações de forma simultânea e totalmente isoladas entre si. Com a virtualização podemos fazer um melhor aproveitamento dos recursos computacionais novos ou existentes, reduzindo a frequente ociosidade desses recursos em momentos do dia e do mês. Para isto utiliza-se de técnicas avançadas de abstração e emulação, sempre mantendo esforços para prover o máximo de segurança, desempenho e confiabilidade dos meios envolvidos.
Além disso, é também uma proposta para consolidação de servidores, redução do consumo de energia elétrica, produção de calor, espaço físico e manutenção de equipamentos. Benefícios estes que garantem um melhor aproveitamento dos recursos computacionais existentes, assim, gerando menores custos e menor degradação ambiental. Este trabalho tem como objetivo, apresentar os principais conceitos, bem como algumas das características técnicas, além de exemplificar outras importantes utilizações desta tecnologia.

1 Conceito de Virtualização

A virtualização permite executar várias máquinas virtuais em uma única máquina física, compartilhando os recursos desse computador único entre vários ambientes. Máquinas virtuais diferentes conseguem executar sistemas operacionais diferentes e inúmeros aplicativos no mesmo computador físico. A CPU, a memória RAM, o disco rígido e o controlador de rede poderão ser incluídos para criar uma máquina virtual totalmente funcional, capaz de executar um sistema operacional próprio e aplicativos exatamente como um computador "real". Cada máquina virtual contém um sistema completo, o que elimina possíveis conflitos. Vários sistemas virtuais poderão

Relacionados