RESENHA OS EXPLORADORES DE CAVERNA

565 palavras 3 páginas
RESENHA

Lon L.Fuller. O Caso dos Exploradores de Cavernas

No livro¨O caso dos exploradores de Cavernas¨, Lon L. Fuller narra uma interessante ficção que ocorreu na Suprema Corte de Newgarth no ano de 4300. Trata-se da história de quatro exploradores de cavernas que foram condenados à forca por matar Roger Whetmore, que serviria de alimento a eles.
No ano de 4299, os cinco membros da Sociedade Espeleológica adentraram no interior de uma caverna. Ocorrendo um desmoronamento de terra foi bloqueada a sua única abertura. Os exploradores haviam deixado indicações da localização da caverna, então a equipe de socorro foi enviada ao local.
No vigésimo dia, soube-se que os exploradores haviam levado consigo para a caverna um rádio transistorizado. Desse modo, tornou-se possível a comunicação com os homens no interior da caverna. Os engenheiros responsáveis informaram que seriam necessários mais dez dias para salvá-los e um médico afirmou que havia escassa possibilidade de sobrevivência por tanto tempo. Whetmore, em representação dos exploradores, questionou se seria possível sobreviver se um deles morresse para alimentar os outros. A resposta afirmativa fez com que fosse perdido o contato com os homens dentro da caverna, Quando os homens foram finalmente libertados, soube-se que trinta e três dias após sua entrada na caverna, Whetmore tinha sido morto e servido de alimento a seus companheiros. Após o resgate e recuperação dos quatro espeleólogos, estes foram denunciados pelo homicídio de Roger Whetmore.
Assim, foi iniciado um longo processo que resultou na condenação em primeira instância dos homens por assassinato. O presidente do tribunal, o juiz Truepenny, baseou esta decisão em texto da lei que diz: ¨Quem quer que intencionalmente prive a outrem da vida será punido com a morte¨.
Para J,Foster o direito positivo é inaplicável neste caso, uma vez que os acusados se encontravam em seu ¨estado natural¨. Defende também às exceções ao cumprimento da lei,

Relacionados

  • GOFFMANErvingmanicomiosPrisoeseConventos
    130447 palavras | 522 páginas