virorexia

363 palavras 2 páginas
Vigorexia, também conhecida como síndrome de Adônis, em referencia ao deus grego da beleza, é um transtorno psicológico em que se associa exercícios físicos com rígidas dietas em busca de um corpo perfeito e musculoso.
A vigorexia já foi classifica como uma das manifestações de transtornos obsessivos- compulsivos, e tanto na anorexia quanto na vigorexia, quem sofre desse transtorno perde a noção de estado de seu próprio corpo- anoréxicos desnutridos se acham obesos e vigoréxicos sarados se acham magros, fracos.
O corpo considerado perfeito por vigoréxicos é inatingível, e por isso que tem o transtorno cria uma ideia deformada de seu próprio corpo, o que faz com que essa pessoa seja mais propensa a desenvolver uma depressão, por não conseguir atingir seu objetivo.
Por ser um transtorno recente o diagnostico ainda não tem critérios bem estabelecidos, o que gera uma dificuldade de reconhecimento do transtorno. Em geral o especialista leva em conta o fanatismo com a forma física perfeita, e a necessidade de manter um plano rigoroso de exercícios.
Estudos apontam que os principais sintomas da vigorexia, que se repetiram em vários casos, são: a obsessão por músculos; distorção da própria imagem; pesar-se varias vezes durante um dia; tornar-se obsessivo e compulsivo; consumir drogas para ser cada vez mais musculoso; deixar compromissos para ir à academia; usar roupas largas para esconder o corpo.
Foi comprovado que a vigorexia ocorre principalmente em homens de 18 a 35 anos, mas também pode ser observada em mulheres. Esse transtorno está muito associado com os padrões de beleza que a mídia impõem, e observado principalmente nos jovens.
Muitas vezes para que o ganho de massa muscular o vigoréxico usa esteroides e anabolizantes. E as pessoas que utilizam essa substancia podem sofrer inúmeras consequências , tanto físicas com psíquicas, como por exemplo, paradas cardíacas, lesões musculares ou até, nos casos mais graves de uso descontrolado, alguns tipos de câncer.

Relacionados