Violencia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
Laureate International Universities
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SAMARA SILVA TARICUARIMA

VIOLÊNCIA URBANA
SUBLINHAÇÃO, ESQUEMATIZAÇÃO E RESUMO

MANAUS
2011
SAMARA SILVA TARICUARIMA

VIOLÊNCIA URBANA
SUBLINHAÇÃO, ESQUEMATIZAÇÃO E RESUMO

Trabalho apresentado à Profª. Marivam Tavares dos Santos como requisito para obtenção de nota parcial do 1º. Bimestre dadisciplina Metodologia do trabalho científico do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Norte.












MANAUS
2011

Sumário

Introdução4
Desenvolvimento: violência Urbana5
Esquematização7
Resumo8
Conclusão9

















INTRODUÇÃO


É inegável que vivemos dias difíceis, a violência em toda suaplenitude tem envolvido grande parte da sociedade mundial ea cada dia que se passa essa situação vai piorando, verificamos isso quando ligamos a televisão e assistir os noticiários, ou quando ouvimos comentários ao sair de nossos lares para o trabalho, ou até mesmo temos familiares ou amigos que já sofreram esse tipo de violência ou são os próprios agressores.
Ao observarmos o quadroatual da violência urbana, muitas vezes não nos atentamos para os fatores que conduziram a tal situação, no entanto, podemos exemplificar o crescimento urbano desordenado ao decorrerneste trabalho.
Verificaremos como o próprio espaço urbanoe a falta de estrutura das cidades tem influenciado, e qual o posicionamento do governo em relação a esse trama, e que muitas vezes não percebemos quenós como cidadãos contribuímos também para esse resultado, e paramos para pensar e refletir sobre o assunto, o que seria essencial para mudarmos o que está acontecendo constantemente pelo nosso mundo.
















Violência urbana

Podemos entender por violência urbana todo o comportamento de agressão ou de transgressão de um conjunto denormas, valores, princípios, “formas de pensar, sentir e agir”, traços culturais, entre outros, que seencontram-se contextualizados em determinada situação social. A prática deste comportamento permite perceber a dinâmica das relações sociais enquadradas num tecido social conflitual. O último constitui e está inscrito em todos os campos da vida social: psíquico, físico, emocional, econômico,sexual, etc. De todo o modo, a violência urbana atinge a dimensão individual ou psicológica, e até mesmo avida social. Ambas se complementam no quadro que versam. Daí não existir formas isoladas de comportamentos alheios, ilegítimos e transgressores na dita “sociedade civil” que compõem, explicam e compreendem o fenômeno da violência urbana, nem tão pouco acções de natureza atômica que afeta o todosocial.
Neste sentido, a violência urbana é organizada colectivamente e apresenta como fim atingir pessoas, bens ou serviços, em espaços públicos e privados vistos, não apenas, como território desqualificado ou prejudicado seja no seu modo de desorganização, seja nos desajustes relacionais entre fatores sociais, mas também em áreas transitoriamente caracterizadas por uma organização estruturale relacional. A violência urbana  é a definição complexa das práticas sociais conhecidas como naturais e concisas, pelo modo como acontecem, normalmente, entre grupos sociais. Jovens, adultos e idosos são ao mesmo tempo, num mesmo lugar o ápice mais vulnerável na tríade sancionada sociedade civil-vítima-infractor, quando atingidos por outros grupos da mesma natureza ou de natureza distinta. Istoé, a violência urbana cobre uma diversidade de comportamentos. Deste modo, associar a violência urbana, somente à delinqüência ou marginalidade juvenil é avaliar o fenômeno, numa perspectiva unidimensional e torná-lo mais leve, solto e menos capaz de progredir, em termos causais e correlacionais.
Muitas vezes não nos atentamos para os fatores que conduziram a tal situação, no entanto, podemos...
tracking img