Violencia intrafamilar contra o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de pesquisa
Violencia Intrafamiliar contra a pessoa Idosa
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

PAULA MÉRCIA TORQUATO AMORIM














VIOLENCIA INTRAFAMILIAR CONTRA O IDOSO
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
















TAUA
2012


PAULA MÉRCIA TORQUATO AMORIM

















VIOLENCIAINTRAFAMILIAR CONTRA O IDOSO
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER








Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:Estatistica e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa Cientifica,Processo de Trabalho e SSOC, Oficina de Formaçao- Tecnologia da Informaçao.


Prof.Heleanara Regina Sampaio
Edna Braun
Amanda Boza
Rodrigo Zabom








TAUA
2012




INTRODUÇAO:



A Violencia é considerada como um fenomeno sócio histórico que se apresenta de maneiras diferente, dependendo da sua cultura e local. Não as reduzindo com uma relacao de brutalidadefisica, mas envolvendo tambem o psicologico por meio da opressao e medo. A violencia não é de uma única causa é um fenomeno gradual, complexo e multidimensional, tendo seus diferentes niveis e compreensoes. Com a visao conservadora entende como algo natural do ser humano,já no extremo a ve como influenciada pela sociedade.

Alguns aspectos da violencia são mais facilmente percebidos que outros. Aviolencia intrafamiliar como um problema social é muito recente. Principalmente , em se tratando da vilencia contra o idoso.

É um tema dificil estudo e identificaçao, por motivos da falta de denuncias da propria vitima. Para muitos é motivo de silencio , eis que poucos tem coragem de denucia-las, as vitimas estao impedidas de faze-lo, levando em consideraçao que na maioria das vezes, sãodependentes dos agressores familiares gerando insegurança, além de serem limitados fisicamente e temerem uma represaria por parte familiar agressor.

Muitos dos avanços já realizados em outros paises são de grande auxilio para o entendimento desta questao no Brasil. Por se tratar de um fenomeno que se encontra intmamente relacionada aos aspectos culturais de cada sociedade.

DELIMITAÇAO EFORMULAÇAO DO PROBLEMA:


A Violência e a negligencia contra a pessoa Idosa é um problema que precisa ser superado com o apoio de toda a sociedade. Todos nos devemos criar uma cultura em que envelhecer seja aceito como parte natural, do ciclo de vida, as atitudes antienvelhecimento devem ser desencorajadas, as pessoas idosas devem ter o direito de viver com dignidade, livres denegligencia e exploração e exploração e seja dada a elas a oportunidade de participar plenamente da vida social.


FORMULAÇAO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO:





Objetivo Geral:

A Presente pesquisa consiste em um estudo sobre a Violencia Intranfamiliar contra o Idoso, analisar a existencia e os meios necessarios para se combater de um modo geral,os abusos familiares contra o Idoso.Objetivo Especifico:



* Identificar os Idosos que sofrem violencia da Familia

*Conhecer os dilemas, as possibilidades e dificuldades enfretadas pelo idoso que sofre a violencia.

*Analisar a existencia, a tipologia e os meios necessarios para se combater a violencia Intrafamiliar contra o Idoso.

































JUSTIFICATIVA:De acordo com as estatísticas do IBGE de 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número da população idosa aumenta aceleradamente no Brasil, causando assim, uma transformação demográfica que inverterá a pirâmide social, contendo mais idosos do que jovens, assim afirma Félix (2007, p.23) que“[...] as projeções indicam que, em 2050, a população idosa será de 1 bilhão e...
tracking img