Violencia contra a mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da Universidade: Universidade do Tocantins-Unitins
Curso: Serviço Social
Disciplina: Estágio Supervisionado







PROJETO DE INTERVENÇÃO


Identificação:



O Projeto VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ROMPENDO COM O SILÊNCIO será desenvolvido na seguinte Instituição:

Nome: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III

Endereço: Rua Francisco Adenise Cordeironº 521, Bairro: Bela Vista
Telefone: (85) 3343-1427

Elaboração do Projeto: Lindecy Pereira de Araújo; Edna Maria Nascimento Martins; Neiva Gomes Alves


Data da elaboração: 15/11/2011











Apresentação


O projeto Violência contra a mulher: rompendo com o silêncio apresentará a realidade da figura feminina em uma sociedade machista e preconceituosa, onde a mulher seapresenta como vítima da violência doméstica encorajando-a a romper este ciclo. Por que o medo de denunciar? Qual seria o verdadeiro motivo do silêncio? Essas e outras possíveis respostas serão discutidas a seguir na busca de propostas na tentativa de mudar de tal realidade.
A violência contra a mulher é expressão da violência de gênero, que possui dimensão estrutural, encontrando-se na suaorigem o patriarcado que privilegiam o masculino e ganham significados nos diversos relacionamentos e sociedades. Porém, mesmo a despeito das contradições que desafia o projeto feminista e apesar de suas heterogeneidades internas, este movimento até hoje não quebrou nem deixou enfraquecer seu ímpeto político de lutar contra a dominação e exclusão.
Dessa forma, esse projeto tem como papel principal,promover ações educativas e conscientização, de modo a prevenir e/ou minimizar a violência doméstica e familiar sofrida por mulheres cujo domicílio está localizado no bairro Bela Vista do município de Canindé. O mesmo será desenvolvido na própria sede do CRAS localizado à rua Francisco Adenise Cordeiro nº 521, em Canindé/CE.
Vale ressaltar que este projeto foi formulado a partir da identificaçãodesta demanda durante o processo de estágio, experiência proveitosa e necessária onde os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer a realidade e propor intervenções de acordo com o conhecimento teórico e metodológico que adquiriram durante sua formação.
Algumas orientações e colocações nos ajudarão no sentido de assumirmos o nosso papel de agente transformador diante das mazelas sociais, sejammulheres, homens, jovens, crianças ou idosos. Não importa, ainda, a idade ou gênero, mas o desejo de incentivar as mulheres que sofrem violência doméstica a denunciarem os seus agressores e romperem com o ciclo da violência. Afinal, esse é um direito conquistado por lei, fruto do reconhecimento da sociedade na qual toda mulher precisa e detém o direito de viver com proteção e sem violência.Justificativa


No Brasil, em pesquisa feita sobre a vigência da Lei Maria da Penha pelo IBGE (2010), 15% das mulheres entrevistadas afirmaram ter sofrido algum tipo de violência, sendo a Região Norte a mais problemática com um índice de 20% das mulheres terem sofrido esse mal, seguido da Região Nordeste. Em relação à denúncia aos agressores, cerca de 40% das mulheres declararam tertomado a iniciativa de registrar os casos, que antes eram restritos ao ambiente familiar, a alguma autoridade pública, sejam em delegacias especializadas ou mesmo no Ministério Público, mas ainda muitas delas resistem por medo de represálias em relação ao agressor ou mesmo pelo próprio desconhecimento de seus direitos.
A pesquisa mostrou também que 87% dos casos de violência contra a mulher sãocometidos por maridos ou companheiros e que os principais motivos são relacionados ao uso abusivo de álcool (45%) e o ciúme (23%), sendo que para 28% das mulheres agredidas essa violência é uma prática cotidiana e repetitiva.
Após observação direta do atendimento no CRAS, às mulheres residentes no bairro Bela Vista foi constatado que existe um número considerável que desconhecem os seus...
tracking img