Vinhos frqnceses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
hosClassificação dos vinhos franceses

Encontram-se nos rótulos dos vinhos franceses as seguintes especificações:
Vin de Table  (Vinho de mesa)
Vinho comum, feito sem muitos cuidados, não sãomuito expressivos e possuem baixo custo beneficio. E uma classificação quanto à classe de vinhos, dada às bebidas que possuem graduação alcoólica de 10° a 13° G.L, para tintos, rosés ou brancos.
Vinhosde mesa podem ser de quatro tipos diferentes: Finos o Nobres, Especiais, Comuns e Frisantes ou Gaseificados.
Vin de Pays (Vinhos de região)
Vinho comum, também conhecido como vinho ordinário, teveseu nome modificado devido ao significado da palavra ordinário em outras línguas como o Português.

Vin délimité de qualité supérieure – AOVDQS (Vinhos Delimitados de Qualidade Superior)
Nestacategoria temos vinhos realmente respeitáveis, de qualidade superior, que deverão seguir os mesmos critérios de um AOC, mas terão que passar por uma degustação técnica rigorosa. Os vinhos VDQS estãosujeitos a restrições geográficas e variedade de uva, entre outras.
Pode ser considerada uma categoria de transição, pois normalmente os VDQS aguardam a regulamentação para AOC.
São relativamente poucosos vinhos VDQS já que eles costumam ser elevados à categoria AOC após alguns anos e, portanto, os VDQS representam uma pequena parte da produção de vinhos da França. Em 2005 esses vinhos representaramapenas 0,9% do total produzido, o que significa cerca de 409.472 hectolitros. 42,3% deles são brancosenquantos os demais são tintos ou rosés.
A categoria foi criada em 1949 para preencher um espaçoentre os Vin de pays e os AOC que é a categoria mais prestigiada e mais exigente. Normalmente os VDQS são apenas um degrau para a categoria AOC e cobrem apenas uma determinada região.
Appelationd’origine controlée AOC (Vinhos de designação de origem controlada)
Nesta categoria estão os vinhos cujas qualidades são superiores aos anteriores, mas que nem sempre é garantia de boa qualidade,...
tracking img