Vila Ol mpica de Manaus

361 palavras 2 páginas
Vila Olímpica de Manaus A Vila Olímpica de Manaus foi criada em 1970, no Governo de Danilo Duarte de Mattos Areosa (1968-1972), por meio do Decreto Nº 1947/1970, em virtude da necessidade de ser construída, na cidade de Manaus, um complexo esportivo constituído de conjuntos destinados à prática de todas as modalidades esportivas.
Os primeiros passos para a construção da Vila Olímpica foram dados com a edificação do Estádio Vivaldo Lima, que teve sua efetiva construção iniciada no Governo de Henoch da Silva Reis, em 1976, pela Construtora SM Indústria e Comércio. Em 1978, as obras sofreram uma paralisação que perdurou por dez anos, sendo reiniciada no Governo de Amazonino Mendes (1987-1990), pela Construtora Comagi, com parcerias da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Caixa Econômica Federal.
Inaugurada oficialmente no dia 25 de março de 1990, pelo então Governador Amazonino Mendes, a Vila Olímpica veio concretizar um sonho de várias gerações de desportistas amazonenses que sempre desejaram um Centro de Treinamento de Alto Nível, além de incentivar e contribuir de maneira decisiva para o desenvolvimento do esporte amador amazonense, por meio de programas de iniciação esportiva e de rendimento, de realização de atividades comunitárias e da Escola de Desporto Especial.
Constituída de conjuntos destinados à prática de todas as modalidades de esportes, a Fundação Vila Olímpica Danilo Duarte de Areosa Mattos possui sob sua administração, a Vila Olímpica Humberto Calderaro Filho; os ginásios de esportes Renée Monteiro e Elias Assayag (no município de Parintins); a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira e a Arena da Amazônia Vivaldo Lima; os estádios Carlos Zamith (Coroado) e Ismael Benigno (Colina), além das demais áreas desportivas construídas ou que venham a ser construídas pelo Governo do Estado.
Atualmente, a média de atendimento aos atletas e comunitários é de 5.000 usuários/mês, além da realização de competições oficiais das entidades de

Relacionados