Vigotsky

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
1. Vygotsky
Vygotsky viveu apenas 37 anos, morreu de tuberculose em 1934. Apesar de breve, sua produção intelectual foi extremamente intensa e relevante: chegou a elaborar cerca de 200 estudos científicos sobre diferentes temas e sobre as controvérsias e discussões da psicologia contemporânea e das ciências humanas de um modo geral. Para a psicologia, sem dúvida, significa um avanço, para apedagogia, uma orientação. Mas também sugere um rico material para análise no campo da antropologia, da linguística, da história, da filosofia e da sociologia.
O estilo de sua obra  tem características que lhe são bastante peculiares. Apesar de seu interesse central ser o estudo da gênese dos processos psicológicos tipicamente humanos, em seu contexto histórico-cultural, se deteve ao longo de suavida acadêmica e profissional, em questões de várias áreas do conhecimento: arte, literatura, linguística, filosofia, neurologia, no estudo das deficiências e temas relacionados aos problemas da educação.
Além de abundantes e marcantes interdisciplinares, as produções escritas de Vygotsky são extremamente complexas e densas de informações preliminares. Isso se deve não somente à característica poucoortodoxa  de seus trabalhos (os relatos escritos, não trazem, por exemplo: detalhes sobre os procedimentos metodológicos adotados em suas pesquisas), mas também a diversos outros fatores. A maior parte de sua obra foi editada tardiamente, e em alguns casos de forma inadequada e incompleta. Além disso, nos períodos que sua doença se agravava, ele ditava suas ideias que eram transcritas por outraspessoas; outras ideias foram conhecidas a partir de anotações feitas nas suas aulas e palestras, que muitas vezes resultava em redações pouco claras.  Seus textos apesar de serem de difícil compreensão, expressavam entusiasmo e fecundidade intelectual de um jovem pesquisador.
Vygotsky conseguiu não só antever o futuro, mas apresentar uma série de perspectivas e diretrizes potencialmente férteis epolemicas que viriam a ser aprofundadas por seus colaboradores, muitas inclusive, depois de sua morte.
Os trabalhos desse psicólogo russo costumam ser considerados "uma teoria incompleta", uma "obra aberta", foi uma produção interrompida precocemente, capaz de inspirar e lançar novas bases que viriam a ser investigadas no futuro e que ainda são bastante atuais.
2. A vida breve e intensa deVygotsky
 Para compreendermos o contexto e as razões do direcionamento da obra de Vygotsky, suas ideias centrais e contribuições, no é útil saber um pouco de sua biografia, do percurso intelectual e das condições da sociedade e da psicologia na Rússia pós-revolucionária. 
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 17 de novembro de 1896, cresceu e viveu por um longo período em Gomel, na Bielo-Rússia, nacompanhia de seus pais, e de seus tutores particulares. Sempre demonstrou ávido interesse por informações, buscando as em sua biblioteca e também em biblioteca pública.
Outro traço marcante na formação de Vygotsky, e que alimentou seu gosto pela leitura, foi o aprendizado de diferentes línguas, permitindo que tivesse contato com materiais de diversas procedências. Mesmo tendo viajado só uma vezpara o exterior, tinha acesso a informações do restante do mundo, pois lia desde muito cedo, mais do que as traduções russas lhe permitiam.
Aos 17 anos completou o curso secundário e recebeu medalha de ouro por seu desempenho. De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura, na Universidade de Moscou, época em que começou sua pesquisa literária mais sistemática. Apresentou um trabalho no término dessecurso, que foi um estudo do Hamlet de Shakespeare: " A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca", que em 1925 deu origem ao livro "Psychology of Art (Psicologia da Arte), publicado na grande Rússia somente em 1965. Nesse trabalho, foi possível identificar grande competência para análises psicológicas, fruto das influências que recebeu dos estudiosos soviéticos interessados no efeito da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vigotsky
  • Vigotsky
  • vigotsky
  • VIGOTSKY
  • VIGOTSKY
  • Vigotsky
  • Vigotsky
  • vigotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!