vIGOREXIA

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014

Curso de Tecnólogo em Estética– Noturno
Disciplina: Nutrição
Professor: Luciana Carneiro

Alunos:

ALINE COSTA
CASSIA MARIA SILVA
KAROLLYNNE C. L. SILVA
MARCELO BORGES
NAYANNE REIS
POLLYANNA ASSUNÇAO
TATIANE SUELLEN





VIGOREXIA














Uberlândia, MG

05/2014
Introdução

A imagem corporal está relacionada com a auto-estima, que significa amorpróprio, satisfação pessoal e, acima de tudo, estar bem consigo mesmo. Se existe uma insatisfação, esta se refletirá na auto-imagem. A primeira manifestação da perda da autoconfiança é percebida quando o corpo que se tem não está de acordo com o estereótipo idealizado pela sociedade
A auto-percepção do peso corporal é um aspecto importante quando se refere à imagem corporal, podendo ser influenciadapor diversos fatores, incluindo a cultura e os padrões sociais.
Um dos principais fatores causais de alterações da percepção da imagem corporal é a imposição, pela mídia, sociedade e meio esportivo, de um padrão corporal considerado o ideal, ao qual associam o sucesso e a felicidade.
Atletas apresentam maior prevalência de Transtornos Alimentares (TA's) do que não atletas.
No caso dos homens, apreocupação excessiva com o corpo se manifesta de maneira diferente em relação às mulheres. Apesar de indivíduos do sexo masculino também sofrerem de Transtornos Alimentares, chama atenção um novo quadro denominado Vigorexia ou Dismorfia Muscular.















Vigorexia

A vigorexia ou transtorno dismórfico muscular a Síndrome de Adonis, é uma doença psicológica caracterizadapor uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens. A Dismorfia Muscular envolve uma preocupação de não ser suficientemente forte e musculoso em todas as partes do corpo. Os indivíduos acometidos pela Vigorexia freqüentemente se descrevem como "fracos e pequenos", quando na verdade apresentam musculatura desenvolvida em níveis acima da média da população masculina,caracterizando uma distorção da imagem corporal. Estes se preocupam de maneira anormal com sua massa muscular, o que pode levar ao excesso de levantamento de peso, prática de dietas hiperprotéicas, hiperglicídicas e hipolipídicas, e uso indiscriminado de suplementos protéicos, além do consumo de esteróides anabolizantes.
Em relação aos exercícios físicos, observa-se que indivíduos com Vigorexia nãopraticam atividades aeróbicas, pois temem perder massa muscular. Estas pessoas evitam exposição de seus corpos em público, pois sentem vergonha, e utilizam diversas camadas de roupa, mesmo no calor, com intuito de evitar esta exposição. São nove as variáveis identificadas na literatura da dismorfia muscular, classificadas como: massa corporal, influência da mídia, internalização do ideal de formacorporal, baixa auto-estima, insatisfação pelo corpo, falta de controle da própria saúde, efeito negativo, perfeccionismo e distorção corporal.

Como pode ser diagnosticado
Não existem critérios descritos para o diagnostico de vigorexia nos manuais psiquiátricos atuais, assim, a vigorexia ainda não é um transtorno internacionalmente classificado.
As indicações que se pode fazer para pessoaspróximas de algum suspeito vigorexico é que atentem para o grau de comprometimento destes com os exercícios, suas descrições com relação ao próprio corpo e os padrões de corpo e comportamento com os quais se identificam. É importante que todo circulo social esteja atento a essas questões, não apenas os familiares, mas professores, treinadores, colegas de academia, que precisam ser sensibilizados paraessas questões.

Causas e grupos de risco
A vigorexia afeta com maior frequência homens entre 18 e 35 anos, mas pode também ser observada em mulheres sendo impulsionada por fatores socioeconômicos, emocionais, fisiológicos, cognitivos e comportamentais. “Os padrões de beleza ditados pela sociedade, com grande influencia da mídia priorizam o estético e o culto ao corpo, exigindo um padrão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vigorexia
  • Vigorexia
  • Vigorexia
  • Vigorexia
  • vigorexia
  • Vigorexia
  • Vigorexia
  • Vigorexia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!