Vigilancia epidemiologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vigilância Epidemiológica (VE) é um conjunto de atividades que proporciona a obtenção de informações fundamentais para o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança que possa ocorrernos fatores que determinam e condicionam o processo saúde-doença, em nível individual ou coletivo, com objetivo de se recomendar e adotar de forma oportuna as medidas de prevenção e controle dosagravos.
Podem ser apontadas como primórdios da Vigilância Epidemiológica as práticas de quarentena, existentes desde a antiguidade, que tinham como objetivo a identificação e o isolamento de pessoas comdoenças transmissíveis com vistas ao controle da propagação das mesmas.
As funções da VE são a coleta de dados, o processamento dos dados coletados, a análise e interpretação dos dados processados, arecomendação das medidas de controle apropriadas, a promoção das ações de controle indicadas, a avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e a divulgação de informações pertinentes.
Asações de VE se aplicam, em geral, às doenças transmissíveis, mas também podem ser estendidas às doenças não-transmissíveis (anomalias congênitas, desnutrição, doenças crônico-degenerativas, etc.) e aoutros agravos (acidentes e violências, por exemplo, como descrevem). Ela é a forma mais tradicional da utilização da epidemiologia nos serviços de saúde, constituindo-se num importante instrumentopara o planejamento, a organização e operacionalização destes, além de subsidiar as normatizações das atividades técnicas correlatas.
É definida como: “um conjunto de ações que proporciona oconhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes ou condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar ou adotar as medidas de prevenção e controledas doenças ou agravos”, segundo a Lei 8.080.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999. É uma autarquia sob regime especial, ou...
tracking img