Idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Visando a Melhoria da Qualidade de Vida dos Idosos

Tema: Sou Idoso Mas Ainda Tenho Muito Que Aproveitar!

Área Temática Principal: Educação e Saúde

Autor: Bolivar da Rosa Motta

Equipe Executora: Aluno Docente de Fisioterapia Bolivar da Rosa Motta e Funcionários das Unidades de Saúde nas Áreas Afins

Orientadora: Professora Themis Moreira Leal de Carvalho

Instituição:Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Local de Realização: Unidades de Saúde (Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, PSF) no Município de Cruz Alta

Público - Alvo: Idosos

Introdução:

No Brasil, a transição demográfica é incontestável. Até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamoslonge de atingirmos o envelhecimento bem sucedido.

O envelhecimento populacional brasileiro caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diária, associada a condições socioeconômicas a diversas. A mortalidade é substituída por com morbidades e a manutenção da capacidade funcional surge, portanto, como um novo paradigma de saúde, relevantepara o idoso. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a Sociedade Brasileira Contemporânea, onde esse processo ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares.

A família encontra grandes dificuldades para o desempenho das funções tradicionais a ela atribuídas, de educadora das crianças e cuidadora dos mais velhos. Se asunidades de saúde para idosos, conhecidas como postos de saúde onde contém o programa de saúde familiar (PSF) e grupos para a terceira idade, se destinavam à velhice desvalida, hoje, na sociedade marcada pelo envelhecimento, passam a ter uma nova missão: cuidar de idosos necessitados de uma assistência multiprofissional, em face da problemática vida a sós ou com a família. Com o crescimento dessapopulação idosa e dependente de cuidados, as unidades de saúde destinadas a prestar assistência a essa população se tornam cada vez mais necessárias. A busca de novos modelos de unidades de saúde que propiciem cuidados específicos aos idosos, que preservem e promovam os direitos fundamentais do idoso como ser humano deve ser incentivado. Essa busca muitas vezes proporciona a aproximação entre acomunidade e a universidade e vice-versa.

Os idosos podem apresentar vários perfis diferenciados, desde sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência de familiares para ajudar no auto cuidado e insuficiência de suporte financeiro e outros fatores relacionado como doenças decorrentes ao fator idade, estilo de vida e outros... Estes fatorespodem contribuir para a grande prevalência de limitações físicas e com morbidades refletindo em sua independência e autonomia. O novo paradigma de saúde do idoso brasileiro é como manter a sua capacidade funcional mantendo-o independente e preservando a sua autonomia.

O idoso e a (s) unidade (s) de saúde que o auxilia, geralmente, não conseguem arcar sozinhos com a complexidade e as dificuldadesda senescência e/ou senilidade. Como se pode ver, o prolongamento da vida não é uma atitude isolada.

Profissionais que trabalham com o processo do envelhecimento nas mais diversas áreas de saber (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros), tentam proporcionar, em todos os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), o bem estar bio - psico - socialdos idosos, potencializando suas funções globais, a fim de obter uma maior independência, autonomia e uma melhor qualidade para essa fase de vida.

Para se alcançar esta abordagem holística do idoso, foi elaborado o Projeto: Melhoria da Qualidade de Vida dos Idosos, tendo, como temática principal, Sou Idoso Mas Ainda Tenho Muito Que Aproveitar contendo em si a manutenção da capacidade...
tracking img