Vidrarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Béquer:
Recipiente com ou sem graduação. Usado para dissolver amostras sólidas, que nele também poderão ser pesadas, com auxilio de uma balança. Também se destina ao aquecimento de líquidos, recristalização e realização de reações entre soluções.

Baquetas ou bastões de vidro:
Empregados para ajudar a dissolver sólidos na preparação de soluções. Quando um líquido é transferido de umrecipiente para outro de boca pequena, os bastões de vidro também podem ser usados para auxiliar na transferência, colocando-se a ponta do bastão na entrada do recipiente que receberá o líquido e inclinando o outro recipiente sobre o bastão, tocando-o, de modo que o líquido escoa pelo bastão.

Erlenmeyer:
Frasco utilizado nas titulações (volumetrias). A titulação é uma técnica de análise química quevisa descobrir a concentração (desconhecida) de uma solução problema (titulado), usando uma solução de concentração conhecida (o titulante), contendo uma substância que reaja rapidamente com aquela presente na solução problema. Também pode ser usado para coletar frações obtidas a partir da cromatografia em fase líquida ou para aquecer líquidos.

Balões:
Podem ser de fundo chato ou redondo. Sãousados para acondicionar soluções que serão submetidas a destilação ou para reações. Os balões de fundo redondo são adequados para encaixe em mantas aquecedoras, se o aquecimento for necessário, enquanto os de fundo chato vão para chapas aquecedoras (que são planas) ou bico de Bunsen, neste último caso, sendo posicionados sobre uma tela de amianto (que também é plana).

Tubos de ensaio:Destina-se, principalmente, à realização de reações em pequena escala, onde a observação do fenômeno é o principal objetivo.

Bureta:
Instrumento calibrado para medida precisa de volume de líquidos. Permite o escoamento de líquidos de forma controlada e é empregada nas titulações (análise volumétrica), juntamente com o erlenmeyer. Ao se proceder a titulação, a solução titulante é, geralmente, transferidapara a bureta e, no erlenmeyer, fica a solução a ser titulada (denominada, simplesmente, titulado), juntamente com um indicador (substância que muda de cor com o término da reação, permitindo ao analista saber quando foi atingido o ponto final ou ponto de equivalência).

Pipetas:
Instrumentos calibrados para medidas precisas de volume. Usadas para a transferência de pequenas quantidades delíquidos. As pipetas volumétricas têm volume fixo enquanto que as graduadas permitem a transferência de volumes diferentes, que se mede através da escala existente em seu corpo.

Balão volumétrico:
Recipiente calibrado de precisão, utilizado no preparo de soluções de concentrações definidas. Ao se preparar uma solução aquosa, o sólido, previamente pesado, é dissolvido em um béquer, e essa soluçãoinicial é transferida ao balão volumétrico. Depois disso, adiciona-se água até completar o volume do balão, que é feito observando-se a posição do menisco da água na linha de aferição do balão (figura abaixo).

Funil de separação:
Usado para separar líquidos imiscíveis entre si, tais como água e clorofórmio, hexano e metanol, éter de petróleo e etanol etc. Uma aplicação seria a extração desubstâncias pelo método da partição. Imaginemos que um líquido bastante polar, digamos a água, contenha algumas substâncias nela dissolvidas, sendo que uma destas substâncias apresenta mais afinidade por solventes apolares do que por polares. Mistura-se à água hexano (um solvente apolar). Como a substância de interesse tem maior afinidade por solventes apolares, ela será extraída pelo hexano. Paraotimizar o processo, agita-se a mistura contida no funil de separação e, em seguida, ela deverá ser deixada em repouso por um pouco de tempo para ocorrer a decantação. Depois é só separar as fases, através da torneira.

Proveta:
É usada para fazer medidas aproximadas de volumes. Não é adequada para preparar soluções quando o valor definido da concentração for um fator importante.

Funil...
tracking img