Vidrarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Integrado São Francisco


Curso Técnico em Química
Professor: Sérgio Montagnoli Junior

Vidraria Cientifica utilizada em Laboratórios
Em laboratórios, necessita-se que os vidros empregados tenham um grau de pureza maior. É o caso dos vidros ópticos e oftálmicos. Estes vidros (do tipo “cristal”) devem ser perfeitamente homogêneos, sem que haja nenhuma deformação, estria ou mancha.Qualquer desvio durante a fabricação, em termos de composição química ou tratamento térmico, poderá causar muitos problemas à saúde, caso esse vidro venha a ser utilizado como lente de óculos para correção de um problema oftalmológico. Para tanto, a areia empregada deverá de máxima pureza, podendo receber aditivos como óxidos de cálcio, sódio, potássio, bário ou magnésio.
    Em laboratórios dequímica, utilizam-se muito as chamadas “vidrarias”. São equipamentos feitos com o chamado vidro “Pyrex” (mais uma marca comercial, para variar). Recipientes como pipetas, provetas, béqueres etc são feitos desse material. Sabe-se que o vidro é um péssimo condutor e calor. Se pusermos a extremidade de um bastão de vidro em contato com uma chama, poderemos segurar a outra extremidade com a mão sem oauxílio de luvas que não sofreremos queimaduras (mas, evitem de fazer testes desnecessários sem um acompanhamento de um profissional da área, sim?). Bom, se eu derramar água fervente sobre uma placa de vidro, a camada superficial sofrerá uma rápida dilatação, certo? Acontece que, sendo péssimo transmissor de calor, a parte debaixo desta placa não sofrerá dilatação, por não ter sofrido aquecimento; edaí, vocês mesmos podem deduzir o que vai acontecer: o vidro estoura! Para contornar isso, costuma-se adicionar certas substâncias que impeçam, ou pelo menos, diminuam o coeficiente de dilatação do vidro. Algumas dessas substâncias são o ácido bórico (H3BO3) e o óxido de alumínio ou alumina (Al2O3). Esses são os compostos que dão resistência ao vidro Pyrex.    Ainda há os chamados “vidros dequartzo”, onde é utilizada sílica praticamente pura, obtida dos cristais de rocha. Muito mais resistentes (e mais caros também) que os do tipo Pyrex. Utilizados para análises onde se necessite de um vidro que sirva como filtro de freqüência para espectrofotômetros.
Limpeza de material de vidro

Todo material de vidro que vai ser utilizado em análise quantitativa deve estar rigorosamente limpo. Paraisso, deve-se lavá-lo com água e detergente,1 a 2% (aquecer quando necessário), enxaguá-lo várias vezes com água e água destilada (várias porções de 5,00 a 20,00 mL). Após isso, se necessário, apenas pipeta, bureta e balões devem se tratados com mistura sulfonítrica ou mistura sulfocrômica. Toda vez que se utiliza mistura sulfonítrica, deve-se tampar o recipiente que a contém. Após 15 minutosretorna-se tal mistura para o seu frasco de origem, escoando o máximo possível. Lava-se o material com água corrente (6 ou 7 vezes) e a seguir, com água destilada (3 vezes).
Nunca adicionar a mistura sulfonítrica a um recipiente sujo; este deve ser previamente lavado com água e detergente.
Nunca adicionar essa mistura a um recipiente que contenha água.
ATENÇÃO: a mistura sulfonítrica ou sulfocrômicaé extremamente corrosiva ser manipulada com cuidado evitando respingos.

VIDRARIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO:

ALMOFARIZ COM PISTILO

Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.
[pic]

BALÃO DE FUNDO CHATO

Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé comtela de amianto.

[pic]

BALÃO DE FUNDO REDONDO

Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador.
[pic]

BALÃO VOLUMÉTRICO

Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório

[pic]





BECKER

É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver...
tracking img