Vidrarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo
DECC - Departamento de Engenharias e Ciências da Computação
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Química Geral Experimental I

“VIDRARIAS”

Aluno:

Rodrigo Avelhaneda

Professor: Ivan Carlos Casagrande

Santo Ângelo, 05 de Outubro de 2011.

1

1 – OBJETIVO

Este relatório tem porobjetivo apresentar as vidrarias mais utilizadas no laboratório de química e demais assuntos pertinentes ao tema.

2 – INTRODUÇÃO

As vidrarias são uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro. Essas peças são normalmente usadas nas diversas práticas do dia-a-dia de um químico (ou biólogos, farmacêuticos, entre outros). Muitas peças devidraria são produzidas em vidro borossilicato, por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos. Em algumas aplicações, como, por exemplo, no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro escurecido para minimizar os efeitos da exposição de seu conteúdo à luz.
As qualidades mais apreciadas do vidro são:
- transparência perfeita;
- boa resistênciaquímica;
- resistência térmica razoável, até 300 °.
O vidro apresenta as seguintes limitações:
- fragilidade;
- sensibilidade a choques térmicos;
- deformação, amolecimento ou derretimento a temperaturas elevadas (acima de 400 °).

3 – PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS
Abaixo será descrito os materiais utilizados para técnicas de vidrarias e normas de segurança obrigatóriasem qualquer laboratório de química.

TUBO DE ENSAIO
Fonte: Google imagens
Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, são utilizados para realizar reações químicas de pequena escala. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen.


Figura 1
2

BALÃO DE FUNDO CHATO

Fonte: Google imagens
Empregado para aquecer líquidos ou soluçõesou ainda para fazer reações com desprendimentos gasosos. Pode ser aquecido sobre tripé com tela de amianto.

Figura 2

PISSETA OU FRASCO LAVADOR

Fonte: Google imagens
É um recipiente de uso laboratorial no qual se armazena compostos de diversas naturezas. Normalmente utiliza-se a pisseta para pôr água destilada ou água desmineralizada. Seu uso destina-se em laboratórios paradescontaminação, lavagem de materiais ou utensílios de laboratório em geral.

Figura 3

ERLENMEYER

O balão de Erlenmeyer é um frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão Emil Erlenmeyer. Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância emuma solução.

Fonte: Google imagens

Figura 4

KITASATO

Fonte: Google imagens
É constituído de um vidro espesso e um orifício lateral. É normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações (sob sucção) a vácuo. Uma de suas utilizações seria para verificar a presença de umidade em gases.


Figura 5
3

BÉQUER

Fonte: Google imagens
Béqueres sãogeralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior. É usado em reações, dissolução de substâncias, aquecimentos de líquidos, etc. Para levá-lo ao fogo, usa-se um tripé com proteção da tela de amianto.

Figura 6

PIPETA VOLUMÉTRICA

Fonte: Google imagens
Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão demedida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.


Figura 7

PIPETA GRADUADA

Fonte: Google imagens
Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida.


Figura 8

BURETA

Fonte: Google imagens
Consiste de um tubo cilíndrico graduado e apresenta na parte inferior uma torneira...
tracking img