Vidas secas ! resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vidas secas

A obra começa com a fuga de uma família da triste seca do sertão nordestino, Fabiano, o pai, Sinhá-Vitória, a mãe, os dois filhos e a cachorra Baleia. Fabiano é um vaqueiro, homembruto que tem enorme dificuldade em articular palavras e pensamentos, que se sente um bicho e muitas vezes agem como um, grunhindo e se comportando como um selvagem. Não tem esperanças, do mesmo modo comonão se tolera e não tolera o mundo em que vive. Sinhá-Vitória, sua esposa, se sai melhor em seus pensamentos e conversas. Seu sonho é uma cama de couro, como a de um homem chamado Tomás dabolandeira. Essa personagem, que nunca aparece a não ser na memória das outras personagens, é também uma espécie de herói e modelo para Fabiano, culto, detentor de sabedoria, da arte da palavra e do pensamento,por isso mesmo admirado.
O menino mais novo parece não ter nome e nem uma forma comum de se comunicar. Sua única inspiração é ser como Fabiano. Nas mesmas situações está o filho mais velho, que sóquer um amigo, conformado com a presença da cachorra Baleia. Esta, muitas vezes, parece ter um pensamento mais humano que o resto da família, se comportado não só como um bicho, mas como gente, umacompanheira que ajuda Fabiano e sua gente a suportar as péssimas condições.
A história se desenvolve com o estabelecimento da família numa fazenda e a contratação de Fabiano como vaqueiro. Este, certaocasião, vai até a venda comprar mantimentos e se põe a beber. Aparece um policial, chamado por Fabiano de Homem Amarelo, que o chama para jogar baralho com outros. O jogo acontece, numa desavença como Soldado Amarelo, Fabiano acaba sendo preso, maltratado e humilhado. Aumenta raiva com o mundo, com sua própria condição de homem ignorante e selvagem do campo, e o desprezo de outras pessoas,encarnadas agora na figura do Soldado Amarelo.
Solto nosso herói, a vida segue na fazenda. Sinhá-Vitória começa a desconfiar do patrão, que parece roubar nas contas de Fabiano. Ele se aborrece, mas não...
tracking img