Vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS


INTRODUÇÃO



O OBJETIVO DA PESQUISA É MENCIONAR OS PROCESSOS DA: MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO, GRAVIDEZ, DETERMINAÇÃO DO SEXO, A FORMAÇÃO DOS GÊMEOS E COMENTAR SOBRE OS METODOS CONTRACEPTIVOS.
SERÁ MUITO INTERESANTE ESSA
PESQUISA.












A MENSTRUAÇÃO
A menstruação, aquilo que transformauma menina numa mulher e que possibilita a mulher engravidar. Comumente designado por “período”, a menstruação faz parte da vida da mulher, e todos os meses têm os seus dias difíceis.  
• Menstruação:
A menstruação surge em média aos 13 anos, havendo casos de meninas que menstruam aos 9 anos como só aos 16. Depende de mulher para mulher e não tem qualquer tipo de implicação no futuro, é quando oorganismo está preparado.
A menstruação consiste numa perca de sangue vaginal que ocorre todos os meses. Esta perda cíclica é resultante da descamação do endométrio – a parede que reveste o útero, e pode durar entre 2 e 7 dias, depende da mulher.
A primeira vez que a mulher menstrua denomina-se menarca, e nos meses seguintes é normal que o período não seja totalmente regular, podendo ocorrerduas menstruações no mesmo mês, ou passar 2 ou 3 meses sem perder sangue.
Há também que ter em conta que diversos são os fatores que influenciam a menstruação e a sua duração, tal como alturas de maior de stress, mudanças de clima ou alterações alimentares.  
 Há mulheres que menstruam apenas 2 dias e com pouco fluxo, tal como, existem outras que conseguem estar 7 dias consecutivos com perdasabundantes de sangue. Ambos os casos são normais, depende de cada organismo.

• Ciclo Menstrual:
Um ciclo menstrual é o período de tempo que ocorre desde o 1º dia da menstruação até ao dia antes da menstruação começar no mês seguinte.
Geralmente um ciclo tem entre 28 a 32 dias, mas podem se dar ciclos relativamente maiores ou mais pequenos, os ciclos dependem de mulher para mulher, tal como amesma mulher tem vários ciclos menstruais ao longo da vida.
• Fases do Ciclo Menstrual
O primeiro dia de um ciclo menstrual é o primeiro dia em que aparece a menstruação.
Cada ciclo é dividido em 3 fases: folicular, ovula tória e luteiníca.  
• 1º Fase
O ovário contém folículos, hormônios muito pequenos com a dimensão da cabeça de um alfinete. Um destes folículos vai-se desenvolver atingindo otamanho de quase uma ervilha. Este processo demora cerca de 14 dias e é a primeira fase do ciclo menstrual que se dá pelo nome de fase folicular.
• 2º Fase
Depois dos 14 dias da primeira fase, o folículo rompe-se e dá-se a ovulação. Isto é, o processo em que o óvulo desce através das trompas de Falópio, esperando ser fecundado pelos espermatozóides. Se a fecundação não existir, o óvulo vaicontinuar a sua viagem descendente. Esta segunda fase é denominada por fase ovula tória.
• 3º Fase
Quando se dá o rompimento do folículo e a libertação do óvulo, o corpo passa por uma transformação fisiológica, criando uma massa amarela intitulada de “corpo amarelo”.
Como não há fecundação, ou seja, encontro entre o óvulo e o espermatozóide, o corpo amarelo começa a degenerar-se, saindo depoiscom o fluxo sanguíneo – menstruação. 
Esta é a última fase e chama-se fase luteiníca.



Fecundação




A fecundação acontece quando um óvulo é fertilizado por um espermatozóide, durante o período fértil da mulher, e isso é o início da gravidez. A concepção, como também pode ser chamada, ocorre geralmente nas trompas de falópio.

Como parte do ciclomenstrual, um óvulo é liberado de um dos ovários aproximadamente 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar, e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozóides presentes ali a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero, e na ausência de espermatozóide a fecundação não ocorre, descendo então a menstruação.

Em situações em que mais de um...
tracking img