Historia de cururupu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
PROGRAMA DARCY RIBEIRO- PDR
POLO: CURURUPU-MA
DISCIPLINA: PRÁTICA CURRICULAR – DIMENSÃO ESCOLAR














RELAÇÕES INTERPESSOAIS: CONSTRUINDO UM CLIMA INSTITUCIONAL POSSITIVO NA ESCOLA

























Cururupu-MA
2012

Josean Almeida Costa
Leandro ChavesMarian do Rosário Pires Figueiredo
Paulo Henrique Reis Ribeiro
Reginaldo Oliveira Filho












RELAÇÕES INTERPESSOAIS: CONSTRUINDO UM CLIMA INSTITUCIONAL POSSITIVO NA ESCOLA





Projeto de pesquisa apresentado como requisito para obtenção da 2ª nota da disciplina Prática Curricular –dimensão escolar.

Professora Orientadora: Sandra Regina R. dos Santos


















Cururupu-MA
2012
INTRODUÇÃO




A relação entre escola e família vem sofrendo intensas transformações, constituindo-se tema de diversas pesquisas. É inegável a necessidade de se manter um relacionamento harmonioso entre a escola e a família com afinalidade de ampliar a qualidade do ensino e o comprometimento dessas instituições com a educação.

Atualmente percebemos que a escola e a família estão permeadas por muitos problemas que marcam profundamente sua própria função social. As mudanças sociais contribuíram para que a escola e a família modificassem suas estruturas, transformando-se em instituições com pouca interação.A realidade mostra um distanciamento da família com relação a educação dos filhos e uma grande dificuldade da escola em desenvolver suas ações sem apoio dos pais.

O presente projeto propõe-se a analisar os tipos de relação interpessoal estabelecido entre esses três pilares de relacionamento. O destaque é para as escolas que integram o Sistema Municipal de Ensino domunicípio de Cururupu.

























SUMÁRIO






1 JUSTIFICATIVA ?


2 OBJETIVOS ?


2.1 Geral


2.2 Específicos


3 REFERÊNCIAL TEÓRICO ?


4 METODOLOGIA E METAS ?


5 RESULTADOS ESPERADOS ?


6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICOS ?















1. JUSTIFICATIVA



Aescola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam a formação do cidadão. Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente. Portanto, a família e a escola emergem como duas instituiçõesfundamentais para desencadear os processos evolutivos das pessoas, atuando como propulsoras ou inibidoras do seu crescimento físico, intelectual, emocional e social.

Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos ealunos. A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade. (SILVA, 2008, p.1)






Na escola, os conteúdos curriculares asseguram a instrução e apreensão de conhecimentos, havendo umapreocupação central com o processo ensino-aprendizagem. Já, na família, os objetivos, conteúdos e métodos se diferenciam, fomentando o processo de socialização, a proteção, as condições básicas de sobrevivência e o desenvolvimento de seus membros no plano social, cognitivo e afetivo.


A realidade mostra um distanciamento da família com relação à educação dos filhos e uma...
tracking img