Vida e obra de jayme pinsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e Obra do autor:
Nascido em Sorocaba, licenciado em História, fez pós-graduação, doutorado e livre-docência na USP. É professor titular da Unicamp, "por concurso", dizele. Há tempos desenvolve atividade editorial, tendo criado e dirigido, junto com um grupo de intelectuais, as revistas Debate á; Crítica e Contexto.

Foi também o criador daEditora da Unicamp, que dirigiu durante quatro anos. Há pouco tempo abriu sua própria editora (Contextos), especializada em obras paradidáticas e didáticas. Não é, contudo, oestereótipo do intelectual pálido e doentio. Gosta de sol e já foi fanático pescador, desses de varar a noite esperando uma garoupa morder a isca. Abandonou a pesca pela caça submarina,e nãoé raro vê-lo chegar a uma cidade litorânea, convidado para curso ou conferência, arrastando uma mala cheia de material para esse esporte. Em São Paulo prefere andar de moto,pelo horror que tem ao transito e pelo prazer de ser motoqueiro.
Colaborou na criação e direção das revistas de Ciências Sociais Debate & Crítica, Escreve regularmente noCorreio Brasiliense e, eventualmente, em outros jornais (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo) e revistas do país, como por exemplo, Aventuras na História. Durante anos foidiretor da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e coordenador das atividades universitárias e educacionais da Bienal do Livro de São Paulo.
Atuou-nos Estados Unidos da América, noMéxico, em Porto Rico, em Cuba, na França, em Israel, e nas principais instituições universitárias brasileiras.
Tem mais de duas dezenas de livros publicados (autoria, coautoria,e/ou organização), com destaque para:
* "História da Cidadania"
* "As primeiras civilizações"
* "O Brasil tem futuro?" e
* "Origens do Nacionalismo Judaico".
tracking img