Controlhe financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como elaborar controles financeiros
fonte: SEBRAE-MG - www.sebraemg.com.br
Introdução
A experiência do SEBRAEMG junto às empresas de pequeno porte permite afirmar que, na maioria das vezes, os problemas de natureza financeira são decorrentes de decisões empresariais tomadas sem planejamento como, por exemplo, investimentos na expansão do negócio, substituição de equipamentos antigos ouinvestimentos na construção de uma sede própria.
Em outras situações, a falta de controles gerenciais e informações para a gestão de capital de giro (compras, estoques, contas a receber e contas a pagar), gestão de preços e margens de lucro, provocam um permanente aperto financeiro, aumentando a tensão do dia-a-dia e, nessas situações, o empresário passa a administrar sob forte pressão dos credores;conseqüentemente, grande parte de seu tempo e esforços são dedicados para apagar incêndios.
À medida que as decisões empresariais são tomadas com base em planejamento e informações confiáveis, o próprio empresário pode solucionar ou minimizar seus problemas, evitando futuros problemas.
Para tornar a gestão financeira uma tarefa mais simples, o SEBRAE-MG elaborou o presente Manual Como ElaborarControles Financeiros, que contém controles práticos, procedimentos e sugestões úteis para que os proprietários das empresas de pequeno porte possam, eles mesmos, aprimorar a gestão financeira de seus negócios e, conseqüentemente, ganhar mais dinheiro com os recursos existentes.
Este Manual foi organizado da seguinte forma:
(a) mostra a importância do empresário organizar-se para obter informaçõesconfiáveis e úteis às decisões empresariais;
(b) a partir da organização de controles úteis e confiáveis, o segundo estágio consiste na preparação dos dados para a gestão do capital de giro. Para isso, o manual mostra o que significa capital de giro e, de maneira bastante didática, o empresário vai calculando, passo a passo, a necessidade de capital de giro do seu negócio.
(c) O terceiroestágio, apresenta os instrumentos e ações para Gestão do Capital de Giro, tendo no fluxo de caixa o instrumento básico para gestão desse capital e seu planejamento financeiro.
Com base nesses instrumentos e conhecendo como as decisões empresariais refletem nas finanças da empresa, o empresário está preparado para melhorar a gestão financeira de seu negócio, objetivando aumentar seus lucros com os mesmosesforços e recursos existentes.
Ressalta-se também, que na leitura desse manual, dicas importantes para aprimoramento da gestão financeira aparecerão sob o título: Fique de olho.
Ao longo do manual aparecerão possibilidades de aplicação prática dos controles gerenciais sugeridos sob o título: Hora de praticar.
 
1. Organizando-se para a Gestão Financeira
Uma boa gestão financeira garante asaúde de sua empresa e, porque não dizer também, a sua tranqüilidade. Mantendo a liquidez, os compromissos assumidos com terceiros são honrados em dia,
além de ampliar seus lucros sobre investimentos.
Empresa sã, proprietário são. A manutenção de uma liquidez confortável e seus resultados satisfatórios são frutos de uma série de decisões e atitudes tomadas diariamente. A saúde vai bem graças asvárias operações na empresa.
Observe como algumas decisões e atitudes podem afetar, de maneira positiva ou negativa, a liquidez e os resultados operacionais da empresa:
Manutenção da liquidez: significa que os recursos que entram no caixa da empresa
serão suficientes para pagar seus compromissos.
DECISÕES - impactos positivos
* Redução de estoques de materiais ou de mercadorias (estoquesexcedentes).
* Redução dos prazos de recebimentos de vendas, mediante:
- aumento das vendas à vista.
- ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para
reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo.
* Aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores.
* Entrada de novos recursos no caixa, mediante:
- integralização de capital dos sócios.
- vendas à vista de equipamentos...
tracking img