Vida saudavel para idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Atualmente, a questão da velhice tem mostrado grande necessidade de atenção no que diz respeito às necessidades de desenvolver estudos especializados, que possam contribuir para que o idoso tenha uma vida digna. O número de idosos no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos tempos e viver a terceira idade é para muitos uma situação de desconforto, é como se deixasse deter utilidade, algo que não serve mais, um peso para àqueles que dele cuida.
A expectativa média de vida vem sofrendo um acréscimo. Isto se dá, devido à melhora da qualidade de vida. Assim, para se obter essa qualidade de vida é necessária que haja um equilíbrio e um bem-estar entre o homem como ser humano, a sociedade em que vive e as culturas existentes.
Logo, faz-se necessária adiscussão de propostas pertinentes ao trabalho com o idoso, através de atividades lúdicas e/ou recreativas. No sentido de compreender e a fim de amenizar os problemas inerentes à Terceira Idade, promovendo momentos de prazer e descontração para que essa realidade seja plena, saudável e com melhores condições de vida.

Desenvolvimento:

O Guia Brasileiro da 3ª Idade(1999) aponta que o Brasilatingirá cerca de 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade no ano de 2025 e, portanto, possuirá a sexta população mais idosa do mundo. Atualmente, o país conta com mais de 13 milhões de idosos, o que representa 8,6% da população. Aproximadamente metade desta população encontra-se na região Sudeste, sendo que somente o estado de São Paulo concentra cerca de 3,2 milhões de pessoas com mais de 60anos.O crescimento da população idosa é um fenômeno social, sendo importante respeitar e valorizar esta etapa do desenvolvimento humano, como qualquer outra fase da vida. Nos dias de hoje, observa-se muitos preconceitos com esta fase, principalmente em relação à forma nominal de tratá-la, criando-se inúmeros sinônimos, tais como “a melhor idade” e “a maior idade”. No entanto, a problemática vaimuito além das questões de terminologia, sendo que a valorização e o respeito.
Na velhice, a dificuldade de realizar tarefas fica evidente: as distâncias mais longas, as escadas mais difíceis de subir, as ruas mais perigosas de atravessar. O mundo torna-se uma ameaça para o idoso.
Assim sendo, a atividade física generalizada precisa ser vivenciada e receber mais importância do idoso. Acoordenação motora, por exemplo, se for exercitada pode amenizar os danos causados na sua eficiência pelo processo de envelhecimento.
Antropométricas - há um incremento do peso, perda da massa livre de gordura, diminuição da altura, aumento da gordura corporal, diminuição da densidade óssea e da massa muscular; Na musculatura - perda de 10% a 20% na força muscular, diminuindo a habilidade paramanter a força estática, aumento do índice de fadiga muscular, diminuição da capacidade para a hipertrofia, diminuição no tamanho e número de fibras musculares, diminuição na capacidade de regeneração, diminuição das enzimas glicólicas e oxidativas, glicogênio e outros; No sistema cárdio-vascular - diminuição do débito cardíaco, diminuição da freqüência cardíaca, diminuição do volume sistólico,diminuição da utilização de oxigênio pelos tecidos, diminuição do VO2 máximo, aumento da pressão arterial, aumento na diferença arteriovenosa de O2, aumento da concentração de ácido lático, aumento no débito de O2, menor capacidade de adaptação e recuperação do exercício;Pulmonar - diminuição da capacidade vital, aumento do volume residual, aumento da ventilação durante o exercício, menor mobilidadeda parede toráxica, diminuição da capacidade de difusão pulmonar de O2; Neural - diminuição de tamanho e número de neurônios, diminuição na velocidade de condução nervosa, aumento do tecido conectivo dos neurônios, menor tempo de reação, menor velocidade de movimento, diminuição do fluxo sangüíneo cerebral.
As atividades direcionadas ao idoso devem ser organizadas considerando as suas...
tracking img