Gps- trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Letivo 2012/2013
Curso de Técnico de Gestão de Ambiente
Disciplina: Ordenamento do Território – 12º Ano
Módulo 6 – Aquisição de Dados de GPS
Objetivo: Integrar os alunos nos conceitos básicos de georreferenciação e da tecnologia subjacente, numa perspetiva eminentemente prática e simplificada, por forma a permitir a utilização de cartografia em pepel e, posteriormente de cartografiadigital usando SIG’s no contexto do Ambiente e Ordenamento do Território.
Recursos: Pesquisa na Internet; documentação de apoio;
Duração: 1 bloco+ ½ bloco (90 + 45 minutos)

Nome do Aluno:
Nº.:

FICHA DE TRABALHO INDIVIDUAL

Compreender conceitos subjacentes à tecnologia do GPS

A atividade a seguir proposta, pretende dar uma noção simples do funcionamento do GPS e destacar algunsconceitos essenciais para o estudo dos módulos seguintes.

1) Apresente diferentes usos e aplicações do GPS.
2) Mostre como funciona o sistema.
3) Defina os seguintes sistemas de referência terrestres:

* Datum Geodésico;
* Sistemas de referência associados ao GPS;
* Sistemas cartográficos nacionais;
* Posicionamento absoluto;
* Observação em modo estático e rápido estático;* Observação em modo cinemático;

Apresente diferentes usos e aplicações do GPS.

As diferentes aplicações que o GPS possui é tanto em terra, no ar ou como no mar. Basicamente um GPS é usado em qualquer lugar, excerto onde é impossível receber sinais do satélite. A aplicação mais comum em aviação é na navegação, usado tanto por particulares como na aviação comercial. No mar o GPS também éusado para navegação por pescadores profissionais e não profissionais. As aplicações em terra são bastante diversificadas. A comunidade científica usa o sistema GPS pela sua precisão no que refere a dados de tempo e posição.
Além dessas, qualquer pessoa que queira saber a sua posição, encontrar o seu caminho para determinado local ou de volta ao ponto de partida, podendo conhecer a velocidade edireção do seu deslocamento, podendo-se beneficiar com o sistema. Atualmente o sistema está muito difundido em automóveis com sistema de navegação de mapas, que possibilita uma visão geral da área que se está a percorrer.

Mostre como funciona o sistema.
O GPS ou Global Positioning System é um aparelho que teve sua origem no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com função de identificar alocalização de um aparelho chamado de recetor GPS.
Esses recetores, por sua vez, têm a função de enviar um sinal para os satélites. Assim, fazendo alguns cálculos, o recetor consegue determinar qual a sua posição e, com a ajuda de alguns mapas de cidades, indicar quais caminhos pode podemos percorrer para chegar ao local desejado.
Para que os GPS funcionem corretamente, faz-se necessário o uso detrês componentes, chamados de:
* Espacial;
* Controle;
* Utilizador.
Espacial é composto de vinte e sete satélites que se encontram em órbita. Vinte e quatro deles estão ativos e três são de “reserva”, que entram em operação caso ocorra algum falha com um dos satélites principais, garantindo que sempre haja pelo menos quatro deles disponíveis em qualquer lugar do planeta.
Controle, énada mais do que estações de controlo dos satélites. Ao todo são cinco estações espalhadas pelo mundo, sendo a função atualizar a posição atual dos satélites e sincronizar o relógio atômico presente em cada um dos satélites.
Recetor ou utilizador GPS, e este é o único dos três que nós, devemos adquirir a fim de utilizar esta maravilha da tecnologia, sendo um aparelho que mostra sua posição, ahora e outros recursos que variam de aparelho para aparelho.

Definição de sistemas de referência terrestres
Datum Geodésico
Um datum geodésico contém um modelo da Terra, possuindo a sua forma, dimensões e posição do centro do elipsoide relativamente ao centro de massa da Terra são determinados de forma a que a superfície do elipsoide se adapte o melhor possível à superfície terrestre num...
tracking img