Vida elvis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. ELVIS PRESLEY
Elvis Presley além de ter tornado-se um ídolo na música, também tornou-se referência de estilo, através de suas roupas e personalidade.
“Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, no Mississipi. 35 minutos antes, sua mãe dava a luz ao seu irmão gêmeo, Jesse, que nascera morto” (BRITO 1987, p.22).
Segundo BRITO (1987, p.23) seus pais Vernon Harmon Presley e GlaydysLove Smith temiam que o filho sobrevivente pudesse ter seu físico prejudicado como se fosse uma meia pessoa, uma criança necessitando da presença do irmão para ter uma vida saudável. Isso justificou os cuidados excessivos de sua mãe, fazendo que Elvis crescesse em um berço “mimado”, com atenção redobrada de seus pais, porém, mesmo com tanto cuidado, Elvis se interessava em histórias do seu irmãoque nunca conhecera.
“Glaydys passava grande parte do tempo contando ao filho sobre o irmãozinho que ele nunca vira, e com quatro ou cinco anos, o garoto começou a ouvir a voz do falecido Jesse Garon, talvez por imaginação como se lhe indicasse o rumo certo das coisas que aprendia na vida...” (BRITO, 1987, p.24).
O primeiro contato de Elvis com a música foi através do coral da igreja quefrequentava na infância. De acordo com BRITO (1987, p.25,27) seu primeiro concurso que participou foi transmitido pela emissora Welo de Tupelo, ficando em segundo lugar. Ainda de acordo com o autor, Elvis queria ser cantor gospel, mas passou a frequentar clubes locais na esperança de se profissionalizar.
Conforme BRITO (1987, p.30) menino “interiorano” de classe aquisitiva baixa, personalidade tímida,mas ao mesmo tempo impondo um estilo próprio: cabelos longos com brilhantina, topete, roupas extravagantes, tudo muito excêntrico para a época. Elvis foi adquirindo dupla personalidade que foi evidenciada somente na fase adulta: o tipo bondoso e calmo, que repentinamente explodia em acessos de fúria.
“Por outro lado, devido à forma como foi criado, tornou-se muito respeitador, apoiado por umrígido ensinamento cristão. Dirigia-se aos outros com infalíveis “senhor”, ”senhora” ou “madame”, permanecendo em pé frente aos mais velhos e coisas tais”.(BRITO, 1987, p.24).
A ascensão da carreira de Elvis começou no final de 1954 aos entendimentos de BRITO (1987, p.57) foi neste ano que Thomas Andrew Parker, mais conhecido como Coronel, tornou-se seu empresário.
Brito expõe que:

Em seu primeiroshow [...] ele veio trajando camisa preta com franja rosa, calça também negra com uma listra rosa de cada lado, cantou “that’s All Right Mama”, para em seguida entrar de maneira fulminante num clássico do Rock, “Good rockin tonight”. “Seus movimentos de corpo foram tão sensuais (os mesmos que depois o transformariam no Rei do Rock) que o local quase desabou com o delírio do público. (BRITO, 1987,p. 51).

A característica marcante do rei do rock, era seu estilo e roupas, quase sempre de macacão, muitas vezes de couro, branco com detalhes em cores vivas fazia seu diferencial.
Para BRITTO (1987, p.82) devido ao seu estilo diferenciado, promoveu a “Presleymania”, pois por onde passava as fãs extravasavam, chegando ao verdadeiro delírio. Enquanto isso, os jornais o criticavam pelas suasperformances sensuais, sendo consideradas na maioria das vezes como obscenas. Ainda segundo o autor, Elvis se diferenciava dos cantores de sua época entre outras coisas pelos seus trajes. Em um de seus shows, subiu ao palco em um traje negro, cinto vermelho, listra da mesma cor em cada lateral das calças, um lenço também vermelho, cobria parcialmente seu peito nu, os sapatos eram tão negros quantoseus compridos cabelos. Em alguns shows usava negro, outras vezes branco, sempre agradando a todos. A partir de um determinado momento ele adotaria um novo visual: um macacão branco ornamentado com joias, além de um colar e cinto entrelaçados e nas mãos valiosos anéis.
Elvis era um rapaz namorador desde a adolescência, e devido a sua fama cada vez maior, suas conquistas amorosas também...
tracking img