Victor meirelles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VICTOR MEIRELLES DE LIMA
(18/08/1832- 22/02/1903)

Victor nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, Rio de Janeiro. Era filho do casal de imigrantes portuguesesAntônio Meireles de Lima e Maria da Conceição. Foi pintor, desenhista e professor e iniciou sua carreira artística precocemente pintando paisagens de sua cidade.

Estimulado porMarciano Moreno(engenheiro argentino) que era exilado político no Brasil, Victor desenvolveu sua vocação para desenho e pintura. Tinha 14 anos quando produziu seu primeiro trabalho conhecido “Ilha de SantaCatarina”.
A pedido de Jerônimo Coelho, Conselheiro do Império o artista produziu uma aquarela retratando sua cidade que ao ser levada para o Rio de Janeiro, a obra entusiasmou o diretor da AcademiaImperial de Belas Artes, Félix Taunay. Através da pintura percebia-se a sua habilidade em demostrar os detalhes triviais de uma cidade. A Academia então custeia seus estudos e em 1847 Victor muda-separa o Rio de Janeiro onde estudou na Academia Imperial e Belas Artes, no Rio de Janeiro. Foram dois anos estudando desenho e três anos voltados à pintura histórica. Em 1852, aos 20 anos conquistou oPrêmio Especial de Viagem à Europa e então viveu nove anos entre Itália e França dedicando-se ao trabalho e estudo. Em 1852 venceu o Prêmio de Viagem à Europa, com a pintura “São João Batista noCárcere”.
O artista ligou-se ao Romantismo brasileiro que ocorreu na segunda metade do séc. XIX. Em suas obras é possível perceber características deste movimento como exemplo: idealização da realidade, aemoção transmitida nas telas, o nacionalismo e o realismo.
Victor pintou várias obras históricas entre os anos de 1852 e 1900. Passou a ganhar reconhecimento a partir de 1870.
Foi professorhonorário da Academia Imperial de Belas Artes, ensinando pintura histórica e professor do Liceu de Artes e Ofício, no Rio de Janeiro. O artista foi autor de quadros históricos, retratos, panoramas,...
tracking img