Vicios metodologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I VÍCIOS MAIS COMUNS




1. “É comum o estilo "considerações gerais", um tipo de discurso que nem começa, nem acaba, gira em torno de si mesmo, vai enrolando.”

- Pesquisas sobre o temae sua pertinência

- Abordagem baseada no desenvolvimento de tópicos pertinentes ao trabalho buscando manter sempre foco no tema com base no conhecimento do assunto adquirido através da leitura,da pesquisa, da observação de fatos e da troca de informações entre outros.

- Objetividade



2. É comum a "introdução" que, além de não "introduzir", perde-se na quantidade, virandocapítulo, sem ser.




- Construir um esqueleto / esquema com as principais idéias a serem abordadas na dissertação e apresentá-las sucintamente com base no tema apresentando e como será odesenvolvimento do mesmo.

- Apresentar em linhas gerais o assunto a ser discutido.

- Objetividade e clareza.



3. É comum a falta de sistematicidade do texto, de sorte que o assunto vai evolta, sobe e desce, e muitas vezes nem sai do lugar.




- A construção do esqueleto/esquema sugerida acima visa justamente evitar que se perca na linha de raciocínio no desenvolvimento dotema. A abordagem baseada no esquema passa a ter uma seqüência lógica de pensamento.




4. É comum o vício de trabalhar de modo disperso, atacando para todos os lados. Para evitar esteproblema, propõe-se como regra, a formulação de hipótese de trabalho tipicamente convergente, cujo sentido é orientar o pesquisador a chegar a um lugar determinado.

Deve-se testar as hipóteses, ou seja,utilizar as hipóteses para verificar o fenômeno que elas explicam e, mais importante, utilizar as hipóteses para prever novos fenômenos.





5. É comum o vício de meter-se em encrencadesnecessária, quando, por exemplo, em vez de dar conta de um abacaxi, assume-se uma roça de abacaxi, ou quando se toca alguma teoria ou conceito complicados, restando o débito de dar conta deles....
tracking img